CNBB divulga carta conclusiva da Assembleia do Regional Norte 2

Regional Norte II

Concluída a 32ª Assembleia Regional de Pastoral do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá), que ocorreu entre os dias 26 a 28, bispos das dioceses e prelazias do regional divulgam carta conclusiva das atividades e expõem a preocupação do Norte 2 com as comunidades eclesiais de base, centro da temática da Assembleia.

A Carta já foi divulgada aqui no Blog Céudeouro, em primeira mão, com  a colaboração da assessoria da Pascom da Diocese de Santarém.

Na carta os bispos denunciam o “desrespeito à natureza e a destruição em curso que ameaça a sobrevivência humana em nossa região”. Entre os problemas apontados como entraves no regional, são destacados os “males causados pelo modelo de desenvolvimento adotado que privilegia os que detêm o poder político e econômico, sobretudo nos lugares mais longínquos da região, deixando a população à mercê do narcotráfico, e exposta a uma total insegurança”.

A violência rural e urbana também é colocada com um dos fatores que “ceifa diariamente a vida de centenas de inocentes. O povo está sendo vilipendiado na sua dignidade e nos seus mais elementares direitos”. Os bispos também questionam o modelo de desenvolvimento presente da região que vitima povos indígenas, fauna e flora e que “atropela milhares de projetos de vida”. “Que desenvolvimento é esse que destrói inescrupulosamente o habitat de povos e famílias, a flora e a fauna? Esse mega-projeto, se concretizado, deixará milhares de ‘projetos de vida’ atropelados pelo deslocamento compulsório de inúmeras famílias de suas casas e de suas terras. Como em outros projetos, centenas de infâncias se perderão vitimadas pela exploração sexual […]”. 

 

Fonte:http://www.cnbb.org.br/

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: