Notícias Pastorais da Diocese de Santarém

Paróquias terão novos padres

## Nos meses de janeiro e fevereiro, algumas paróquias da Diocese de Santarém terão novos párocos e vigários.

 A paróquia de N. Sra. Aparecida será acompanhada pelo padre Severino Gomes.

Nossa Senhora de Fátima ficará aos cuidados pastorais do padre Auricélio Paulino. Padre Alaelson Lima vai acompanhar as comunidades da Área “A” da Região Pastoral Seis.

Padre Antônio Cláudio será o vigário da área pastoral São João Batista, no bairro Jardim Santarém.

Padre Alessandro Miranda será o pároco da cidade de Almeirim, acompanhado pelo padre Luis Carlos (Pe. Carlinho).

Padre André Carlos será o pároco da paróquia Santo Antonio de Pádua, cidade de Belterra, juntamente com o padre Gonzaga Vidal.

O seminarista Jhonata Santos vai acompanhar a Vila de Boim(Rio Tapajós).

Os padres Esron Wagner, Sidney Canto e Raimundo Matias, além de  servirem as comunidades do Lago Grande do Curuai, irão atuar nas comunidades da região de Arapixuna.

O padre Luis Pinto vai coordenar a formação dos futuros padres da Diocese de Santarém, no Seminário São Pio Décimo.

Padre Carlos Antônio irá estudar em 2014.  

Padre Edilberto Sena se dedicará à Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Santarém.

Essas mudanças são costumeiras entre o clero diocesano, e faz parte da ação pastoral da Diocese de Santarém.

7ª experiência missionária inicia dia 15

## Neste domingo, 15 de dezembro, inicia a 7ª Experiência Missionária. Organizada pela Diocese de Santarém, a experiência que acontece pelo sétimo ano consecutivo contempla a região do Lago Grande do Curuai.

Está confirmada a participação dos seminaristas da diocese de Santarém e de outras dioceses, além de religiosos de várias cidades brasileiras. Eles irão visitar as famílias das comunidades do Lago Grande até o dia 22 de janeiro. O objetivo da 7ª experiência missionária é contribuir na formação dos futuros padres.

CPP promove curso de capacitação

## Desde a última sexta-feira, 13, pescadores e pescadoras do município de Santarém estão recebendo formação social, no centro de formação Emaús. O curso é organizado pela Pastoral Social da Diocese de Santarém, através do Conselho de Pastoral dos Pescadores- CPP.

 De acordo com a coordenação, a proposta é preparar os pescadores para atuarem como lideranças em suas comunidades, em particular nas situações em que envolvem os direitos da categoria. O curso encerra neste sábado, 14.

Lideranças de Resex recebem formação

## A Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Santarém e a organização social Terra de Direitos realizam o curso de formação para os conselheiros e demais lideranças comunitárias da Reserva extrativista Renascer. Será neste final de semana, 14 e 15, na comunidade Espírito Santo – área Santa Maria do Uruará.

Assuntos como a importância e a organização do conselho deliberativo da Reserva extrativista Renascer, serão abordados no curso.

A proposta é fortalecer as ações do Conselho para que atue efetivamente na proteção daquela unidade de conservação, que, ao longo dos anos, vem sofrendo agressões ambientais. 

A reserva extrativista Renascer está inserida na área pastoral Santa Maria Mãe de Deus.

Comunitários do Mapiri festejam Menino Jesus

## Os comunitários do bairro Mapiri festejam seu padroeiro, Menino Jesus, desde o último dia 09. São celebrações nas pequenas comunidades de Base, com a participação de jovens, crianças, adultos e idosos.

No sábado, 14, a imagem do santo padroeiro será trasladada para a igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro, às 19, em procissão luminosa. No domingo, acontece o Círio, às 07h30 da manhã, com celebração Eucarística na chegada.

Durante os festejos, outras comunidades e grupos irão partilhar suas experiências pastorais nas celebrações.

As homenagens estão em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano através do tema: Menino Jesus, “eis-me aqui”, envia-me, com destaque para a juventude.

A festa vai prosseguir até o dia 25 de dezembro.

Festividades da Sagrada Família

## “Sagrada Família sustenta a fé da juventude para a missão”. Esse é o tema das festividades da Sagrada Família, padroeira do bairro do Aeroporto Velho. A programação inicia dia 21 com a novena, seguida de trasladação da imagem para a residência de uma família da comunidade. No domingo dia 22, os paroquianos realizam o Círio, às 07h da manhã, seguido da santa Missa.

As celebrações durante as noites da festa terão a participação das CEBs e grupos religiosos.

Na programação social, a novidade será o concurso que vai escolher o hino da Padroeira.    

O encerramento será dia 29, com a presença das treze comunidades que formam a região pastoral Seis.

Piracãoera de Cima celebra a Sagrada Família

## De 24 a 29 deste mês, os comunitários de Piracãoera de Cima celebram sua padroeira, Sagrada Família. Este ano as reflexões litúrgicas serão a partir do tema: Sagrada Família, exemplo de fé, ajuda-nos a descobrir os valores do reino.

No dia 24, às 05h da manhã alvorada. À noite, os comunitários fazem a celebração do Natal.

O encerramento será dia 29, com a santa missa, e logo após, programação cultural.

Encontro Nacional da Pastoral Juvenil  

 ## Desde o último dia 11, está acontecendo no colégio Dom Bosco, em Brasília, o Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil. O evento reúne mais de 350 pessoas, que atuam na evangelização da juventude em todo país. É promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

De acordo com os coordenadores, o objetivo é contribuir para que a Igreja no Brasil e as expressões juvenis possam colher os frutos dos trabalhos com a juventude, desenvolvidos nos últimos anos. É destinado às lideranças que atuam na evangelização em movimentos, pastorais, novas comunidades e congregações religiosas.

Os participantes deverão, até domingo dia 15, planejar as atividades de evangelização dos jovens no Brasil para os próximos anos.

A diocese de Santarém é representada pelo coordenador do Setor Juventude, Antônio Gualberto.

Semana de multiplicadores rurais

## Tudo pronto para a Semana de Multiplicadores Rurais, que vai acontecer no período de 4 a 10 de janeiro, no centro de formação Emaús. A realização é da Diocese de Santarém, através da Pastoral Rural. O assunto da formação é o “Ministério do Pastoreio de Comunidades”. É um estudo preparatório para as Semanas e Tríduos de Formação das Comunidades Rurais da Diocese, no ano de 2014, segundo a coordenação da pastoral.

Devem participar as lideranças das comunidades que desenvolvem o trabalho pastoral no interior. Elas serão as multiplicadoras do assunto de formação nas semanas catequéticas e tríduos nas comunidades e áreas pastorais da Diocese de Santarém.

Capítulo Franciscano

## A Custódia franciscana São Benedito da Amazônia estará reunida em assembleia, a partir desta segunda-feira, dia 16, no centro de formação Emaús.  O ponto principal da assembleia (chamada de Capítulo Custodial) é a eleição do novo Conselho Franciscano para o mandato de três anos. Atualmente, o ministro custodial é Frei Francisco Paixão.

A Custódia possui 10 fraternidades espalhadas nos estados do Pará, Amazonas e Roraima.

A assembleia dos franciscanos prossegue até o dia 21.

Franciscano será ordenado diácono

## Na terça-feira, 17 de dezembro, será ordenado diácono, o frade franciscano, Frei Jacó Paiva de Mesquita. A cerimônia será na igreja de Sant’Ana, em Santarém, às 19h, e presidida pelo bispo da diocese de Óbidos, Dom Bernardo Bahlmann. Frei Jacó Mesquita é natural da comunidade de Santos, nas margens do Rio Maicuru, Paróquia de São Francisco de Assis, no município de Monte Alegre.

Regiões Pastorais se preparam para a VIII Assembleia

# Em continuidade ao processo de preparação para a VIII Assembleia de Pastoral da Diocese de Santarém, várias regiões pastorais já definiram as datas de suas assembleias:

 

Data

Quem e Local

Horário

 

 

Dias 11 e 12 de Janeiro/2014

 

Região Pastoral Um- no seminário São Pio Décimo

 

 

 

Dia 05 de janeiro

 

Região Pastoral Seis- na paróquia Sagrada Família- Aeroporto Velho

 

 

 

Dia 16 de fevereiro

Comunidades da Região Pastoral Dois

 

 

Dia 08 de fevereiro

 

 

Assembleia da Região Três- no centro de formação do Santarenzinho

 

 

 

 

 

Dias 28 de fevereiro e 1º de março

 

 Região Pastoral 10, no centro de formação Itauajuri, município de Monte Alegre

 

Dias 14, 15 e 16 de Fevereiro

Região pastoral 11, no distrito de Monte Dourado- Almeirim

 

 Dia 28 de Fevereiro

Região 04 em São José Planalto

 

OBS: Nessas assembleias serão escolhidos os delegados que irão representar as regiões na assembleia Diocesana de Pastoral, marcada para acontecer de 16 a 18 de maio, em Santarém.

Projeto de lei de iniciativa popular para Reforma Política

## A Diocese de Santarém e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em nível nacional apresentaram o Projeto de Lei Eleições Limpas.

Se você quer mudanças no sistema eleitoral brasileiro, assine e faça valer mais uma lei de iniciativa popular.

Ao preencher o abaixo assinado, leve seu título eleitoral.  Vamos juntos lutar para que as eleições dos próximos anos ocorram de forma limpa, sem corrupção.

8ª assembleia: Encontro das coordenações das regiões pastorais

## No dia 3 de janeiro, sexta-feira, vai acontecer um encontro das coordenações das regiões pastorais, no centro de formação Emaús, às 08h. O objetivo é repassar os encaminhamentos para as assembleias que irão acontecer nas regiões pastorais da Diocese.

Todas as 11 regiões pastorais devem enviar seus representantes. Essa é mais uma etapa de preparação para a Oitava Assembleia Diocesana de Pastoral que vai acontecer de 16 a 18 de maio do próximo ano, em Santarém.

Treinamento para multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2014

## A Campanha da Fraternidade de 2014, vai refletir a respeito do tráfico humano, através do tema: “Fraternidade e Tráfico de Pessoas”, e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). A exemplo dos anos anteriores, a Diocese de Santarém vai realizar, através do Secretariado de Campanhas, um treinamento para os multiplicadores da Campanha da Fraternidade. Será nos dias 11 e 12 de janeiro, no centro de formação Emaús.

Cada área pastoral, movimento eclesial, instituições que acompanham o problema do tráfico de pessoas deve enviar três multiplicadores. A inscrição é feita no Centro Diocesano de Pastoral. (ligar para 3522-1705 e 9131-5504).

Para os representantes da zona Rural, a taxa de inscrição é de 40 reais, e para os da zona Urbana o valor é 50 reais, por pessoa.

 A saída do ônibus que irá conduzir os participantes será dia 11 às 7h30min de frente o Colégio Santa Clara, pela Avenida São Sebastião.

O encontro inicia às 9h do dia 11 e encerra com o almoço no dia 12.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: