Notícias da Diocese de Santarém

Estudo do documento Comunidade de Comunidades

A Diocese de Santarém promove nesta semana o estudo do documento da CNBB nº 104: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. O estudo é destinado aos padres, lideranças catequéticas, agentes de pastoral, coordenadores de equipes de serviço e movimentos eclesiais. O local é o colégio Santa Clara, com início na quarta-feira dia 11 e término na sexta dia 13, sempre às 19h30. Terá a participação do arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Dom Sergio Castriani. Depois de conhecer o documento, os participantes irão apresentar pistas de ação para ajudar na renovação paroquial.

Festa da comunidade Amari

“Nossa Senhora das Graças guiai os passos de nossa juventude rumo ao projeto de Deus”. Essa é a temática dos festejos da comunidade Amari, no rio Arapiuns. A programação é de 13 a 15 deste mês através de celebração, novenas e arraial. A festa conta ainda com a participação de outras comunidades.

Ordenação presbiteral Frei Ulisses

A Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia está em festa. Na sexta-feira dia 20 deste mês, será ordenado padre, o religioso franciscano Frei Ulisses Calvo. A cerimônia vai ser na paróquia São Francisco de Assis, na cidade de Monte Alegre, às 19h, presidida pelo bispo emérito da Diocese de Óbidos, Dom Martinho Lammers. A primeira missa do novo padre será no dia 21, na comunidade Santa Clara, bairro Planalto também em Monte Alegre.

Festa de São Miguel

Os comunitários de São Miguel, no rio Arapiuns, celebram seu padroeiro no período de 20 a 29 deste mês. As homenagens destacam o tema: “São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate e aumentai a fé da juventude”. Procissão, celebrações, apresentações culturais, venda de iguarias, atividades esportivas entre outras, fazem parte da programação.

Festa da Bíblia no Urumari

Por todo este mês, os comunitários do bairro Urumari festejam a Bíblia. As celebrações ocorrem aos sábados, às 19h30, com a participação de grupos e de outras comunidades. Um dos momentos fortes das homenagens será dia 14, sábado, quando as Comunidades Eclesiais de Base – CEBs da Área “A” vão estar reunidas para partilhar a experiência pastoral. A festa traz para reflexão a experiência do trabalho comunitário através da temática: “Bíblia Sagrada, fonte de fé e de vivência comunitária”.

Pastoral Social busca diagnóstico sobre violência no campo e na cidade

Uma das preocupações da Diocese de Santarém em relação às questões sociais está relacionada à violência no campo e na cidade. Através da Pastoral Social, a Diocese está fazendo um diagnóstico desta realidade, por meio de um questionário que está sendo aplicado durante este mês em associações, escolas, sindicatos, instituições públicas que trabalham com a juventude e demais entidades que vivenciam a prática da violência. O resultado da pesquisa será apresentado em fórum marcado para o mês de outubro, de onde serão apresentadas ações de combate à violência no campo e na cidade. Esta ação é parte do Plano Diocesano de Pastoral que tem como prioridade a defesa da Amazônia, seus povos e sua biodiversidade.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: