Festa de São Cosme e Damião – Mensagem de Pe. Auricélio

 A Festa de São Cosme e São Damião já estar consolidada no cenário religioso e cultural da Paróquia Santo Antonio de Pádua na cidade de Belterra. O espaço geográfico que antes se conhecia somente pelo nome de Vila Jurubeba, na cidade das seringueiras, hoje já conhecemos por Comunidade São Cosme e Damião onde existe uma CEB – Comunidade Eclesial de Base. A comunidade cristã nasceu em abril de 2010 e neste ano realiza com garbo a terceira festividade religiosa em honra de seu padroeiro, ou seus padroeiros, os gêmeos médicos Cosme e Damião.

São Cosme e Damião, por causa do serviço ao Evangelho, foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS – Cosme e Damião. Eu já tive a honra de visitar esta Basílica e orar sob o túmulo destes santos.

Para celebrar com dignidade a festa de São Cosme e Damião, de 25 a 29 de setembro, tem sido preparada uma programação especial. O tema: “JUVENTUDE A CAMINHO DO PAI – EIS-ME AQUI, ENVIA-ME”, estar em sintonia com o Ano da Juventude e a JMJ- Rio 2013 e queremos valorizar nossos jovens para que se disponham a trilhar o caminho de Deus pelo seguimento radical a Jesus Cristo e seu projeto de libertação.

O grande acontecimento, durante os dias de evangelização nas festividades deste ano de 2013, será a Bênção Inaugural do templo construído aos santos padroeiros. A capela será oficialmente dedicada e consagrada ao culto a Deus sob a proteção de São Cosme e Damião. Não ainda toda concluída, mas já conveniente e aconchegante às celebrações, evangelização e bem estar de todo o povo. Um templo que cria uma nova imagem arquitetônica em nossa Bela Terra.

Agradeço de coração todos que tem colaborado nesta construção e oro para que Deus continue derramando suas bênçãos e graças sobre todos que estão realizando e participando das festividades, nas orações, celebrações dos sacramentos da Eucaristia, Batismo e Matrimônio e na festa sócio-cultural.

Meu abraço a todos com muito carinho e afeto. Boas Festas e parabéns pela Igreja de São Cosme e Damião.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: