Quarta-feira de Cinzas

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que recebemos são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até a segunda semana de março.

O carnaval, festa pagã da antiguidade, acaba na Quarta-feira de Cinzas. Isso todos sabem. Mas o que significa e de onde vem essa data? Se a festa marca o chamado “adeus à carne”, as cinzas da quarta-feira representam, de acordo com a liturgia católica, a conversão para uma nova vida, uma espécie de renascimento. Pelo calendário cristão, a Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma (período de preparação da Páscoa), que termina na Sexta-feira Santa. Neste dia é celebrada a tradicional Missa das Cinzas. A data dá início ainda, no Brasil, à Campanha da Fraternidade da Igreja Católica.

História

                A crença de que o fogo purifica e de que a vida renasce das cinzas transcende as versões teológicas e tem registro em relatos mitológicos.

                Na Grécia antiga, esse processo de purificação era representado na história da Fênix, um pássaro que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.

                Antes, para os egípcios, outra ave, Bennu, cujo ciclo de vida terminava sobre a pira do deus Rá (Deus do Sol), deixava-se consumir pelas chamas, renascendo das cinzas.

                Na antiga tradição do Oriente Médio, cinzas são jogadas sobre a cabeça das pessoas como símbolo de arrependimento perante Deus.

                Em todos esses casos, há um significado que perdura: a esperança de que o fim não existe e de que sempre haverá um porvir.

                Uma curiosidade irônica ainda pode ser registrada na língua portuguesa. A palavra cinza tem apenas uma rima possível: é com a palavra ranzinza. Nada mais parecido com fim de festa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: