Itália tem novo primeiro ministro

Tremonti

Roma, 13 nov (EFE).- O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, encarregou hoje ao economista Mario Monti a missão de formar um novo governo, após a saída de Silvio Berlusconi do cargo de primeiro-ministro, informaram fontes da Chefia do Estado italiano.

Como estabelece a lei italiana, Monti aceitou a incumbência “com reserva”, como afirmou o secretário-geral da Presidência, Donato Marra.

Recém nomeado senador vitalício, o economista se apresentará perante o chefe do Estado para aceitar a tarefa e anunciar a lista de ministros quando tiver garantido o apoio dos parlamentares – todas as legendas, menos a Liga Norte, já declararam disposição de apoiá-lo no Parlamento.

Monti, de 68 anos, foi convocado para ir na tarde deste domingo ao palácio Quirinale, sede da Presidência, após Napolitano concluir as consultas aos ex-presidentes italianos e aos líderes dos partidos com representação parlamentar para buscar uma saída para a crise política após a renúncia de Silvio Berlusconi.

Após os encontros com o chefe de Estado, os líderes e representantes dos diversos partidos políticos italianos expressaram apoio a um governo tecnocrata liderado por Monti.

É possível que Monti aceite a missão nas próximas horas, e apresente a lista de ministros. O juramento dele como chefe do Governo pode acontecer já na segunda-feira, e nos dois dias seguintes o novo gabinete deve se submeter a um voto de confiança no Senado e na Câmara dos Deputados. EFE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: