Notícias da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Belterra – Pará

O Conselho Paroquial de Pastoral de Belterra realizou Reunião.

O Conselho Paroquial de Pastoral da paróquia Santo Antônio de Pádua da cidade de Belterra, em reunião nos dias 20 e 21 de maio na comunidade de Aramanaí no Rio Tapajós. Estavam presentes 35 leigas e leigos conselheiros pastorais da cidade de Belterra e das mini-áreas do Tapajós e da BR 163, além de Pe. Auricélio Paulino e o Diácono Nélio Cardoso. Os assuntos de pauta foram: a organização pastoral da paróquia, a criação da pastoral da educação e reanimação da pastoral do dízimo, uma avaliação das semanas catequéticas do ano de 2011, a missão diocesana de evangelização, o projeto catequético diocesano, a OAS – Obra de Apoio ao Seminário, a Festa de Santo Antônio  2011 e comunicações diversas. Na ocasião foi anunciada a criação do fundo financeiro de mergencia patrimonial para auxiliar as comunidades.

Catequistas das mini-áreas da BR 163 realizaram encontro pastoral.

Na comunidade Cristo Rei, Km 135 da BR 163, realizou-se no dia 27 de maio um importante encontro pastoral dos catequistas das mini-áreas da BR. O encontro iniciou às 09h00 da manhã com a celebração da Santa Missa presidida por Pe. Auricélio Paulino. Os 50 participantes, liderados pela coordenação de pastoral da paróquia fizeram uma avaliação da caminhada das 35 comunidades da BR 163 que fazem parte da paróquia de Belterra, discutiram sobre a Missão Diocesana de Evangelização e a participação das comunidades da BR nas Festividades de Santo Antônio  em Belterra que vai iniciar no dia 1º de junho. Decidiram a data e o local da semana catequética de 2012 e na ocasião, com a presença de diretores e professores, foi criada a Pastoral da Educação nas comunidades da BR.

 Comunidade Unidos por Deus foi reaberta.

A comunidade Unidos por Deus, no Km 130 da BR 163, foi reaberta depois de 9 anos de portas fechadas. A reabertura aconteceu no dia 16 de maio às 16h00 com a celebraçao da santa missa presidida por Pe. Auricélio Paulino e a presença de várias famílias das vicinais do Km 130 e 135 da BR. Na ocasiao foi criada uma equipe catequética  e a festa se encerrou com uma partilha de alimentos entre os presentes.

Paróquia Santo Antônio de Pádua da cidade de Belterra se movimenta na Missão.

A paróquia Santo Antônio de Pádua da cidade de Belterra esta ultimando o levantamento da realidade à Missão Diocesana de Evangelização. Nos dias 1º. e 2 de julho se procederá a tabulaçao geral de todos os dados recolhidos. Já nos dias 21, 22 e 23 de julho na cidade de Belterra e 28, 29 e 30 de julho na comunidade do Igarapé do Piranha, Km 101 da BR 163, acontecerá encontros de preparação aos missionários e monitorios das escolas bíblicas da cidade de Belterra, Tapajós  e BR 163.

Belterra se prepara para a Festa de Santo Antônio.

A Paróquia Santo Antônio de Pádua em Belterra se prepara para mais uma Festividade em honra de seu Padroeiro; este ano, com o tema “NOSSA MISSÃO É DEFENDER A VIDA PLENA”  e  lema “ELE OS ENVIOU PARA ONDE ELE MESMO DEVIA IR”.

A partir do dia 1º de junho inicia a tradicional Trezena de Santo Antonio, com o Círio saindo da residência do senhor Reinaldo Galvão, na Estrada 1 até a Matriz. A programação inclui celebrações dos Sacramentos do Batismo e do Matrimônio, Novenas, Terço, Ofício Divino das Comunidades e celebração Eucarística com a participação das CEBs, Pastorais e instituições locais.

No dia 13 de junho, encerramento da festa, além da Procissão, os fiéis participarão da 4ª Caminhada de Santo Antônio, saindo do Bairro de N. Sra. das Graças (Estrada 10), passando pelo Bairro de São José (Estrada 8) seguindo até a Igreja Matriz.

Dentro do contexto da Missão Diocesana, as Comunidades Eclesiais de Base  vêm realizando, desde o dia 01 de maio, a Oração do terço de Nossa Senhora juntamente com a Peregrinação de Santo Antônio nas casas das famílias de Belterra, um gesto que começou há um ano e que contagiou toda a Comunidade Católica Belterrense. Neste dia 28 de maio, às 19h30 havera uma celebraçao de encerramento da peregrinaçao com o sorteio das imagens de Santo Antônio .

7 Respostas to “Notícias da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Belterra – Pará”

  1. Antenor Júnior Moura Gentil Says:

    Mais uma vez vamos iniciar a grande festa em honra ao glorioso santo Antônio de Pádua, uma festa onde todo o povo belterrense se reune com um só objetivo de renovar a cada ano sua fé a jesus Cristo por meio de Santo Antônio de Pádua. A exemplo do ano passado tenho certeza que a festa desse ano será muito proveitosa para todos nós belterrenses, tanto na espiritualidade, na fraternidade e na partilha. Boa festa para todos nós.

    • ceudeouro Says:

      Muito grato Antenor por sua participação no Blog.
      E fico mais agradecido e ao mesmo tempo feliz em ver voce trabalhando na cozinha da Festa de Santo Antonio.
      Parabéns e certeza da ressurreição à vida eterna de seu vovo Sebastião.

  2. Rose Marie Says:

    Olá padre Auericélio!
    Muito trabalho neste mês de junho aí em Belterra!
    Mas, Glória! Vejo na região uma Igreja forte e participativa!
    Diferente das grandes cidades.
    Vejo isso tb nos Grupos familiares que estou envolvida, o pessoal do interior põe mas garra no seu trabalho…De repente é por aí mesmo. o Brasil vai crescer e se trnsformar com a força e consciencia dos município…Temos muito trabalho pela frente…mas a Igreja é força na formação dessa liderança de leigos espalhados e atuantes pelos rincões do país.
    Beijos. Paz e bem!

    • ceudeouro Says:

      OH!!! Querida Rose, muito grato pela sua participaçao ao Blog. Voce faz a diferença desta linda BH.

  3. erivaldo Says:

    Meu nome é ERIVALDO, moro no maranhão, quero entrar em cotato com alguem da paroquia para poder pedir a segunda via do meu batistel.me respondão por favor!

  4. castro.penha@bol.com.br Says:

    Meu nomew é JOSÉ CASTRO BARRETO DA PENHA, atendo e sou conhecido por Barreto. Nasci aí em Belterra, morava na exstrada 8 e fui batizado na igreja de São José. Hoje, 13 de junho amanheci pensando muito nos festejos em homenagem a Santo Antonio. Lembrando os tempos idos dos anos 1956, 57, 58. Dos arrais, dos folguedos daquela época. Que Santo Antonio interceda por todos nós belterrenses e que um dia ainda possamos voltar e participar das novenas em homenagem ao grande padroeiro de Belterra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: