19 ANOS DE VIDA SACERDOTAL DE Pe. AURICÉLIO: Breve histórico

Pe. Auricélio Paulino - Missa de Ramos 2010.

Padre Auricélio Paulino da Silva, nasceu no dia 18 de março de 1965, em Santa Julia, no Muncípio de Mojuí dos Campos, foi Batizado na paróquia de Santo Antônio em Mojuí dos Campos, no dia 23.05.1965, fez a Primeira Comunhão na Igreja de São Francisco do Caranazal em 27.05.1973. Foi ungido na Crisma na Igreja de São João Batista no Jardim Santarém no dia 19.11.1979.

Momentos importantes de seu despertar vocacional viveu no Club de Jovens MOJOSAN, seminário Tiagão com Pe. Valdir Serra.  Preparou-se ao compromisso presbiteral no Seminário São Pio X, Seminário São Gaspar e IPAR (Instituto de Pastoral Regional, em Belém), estágios pastorais na região do Eixo Forte, Paróquia Sagrada Família do Aeroporto Velho e São Simão Pedro da Esperança com o acompanhamento de Pe. Edilberto Sena e o então Pe. Gilberto Pastana, respectivamente.

Consagrou-se diácono na Comunidade de Irurama no dia 14.07.1990 e presbítero na Igreja de São João Batista, no dia 04.01.1992.  Foi vigário em São Pedro e Sagrada Família (Esperança e Aeroporto) em 15.07.1990 e Área 02 de Mojuí dos Campos em 14.01.1991. A primeira experiência de pároco foi em Mojuí dos Campos a partir do dia 04.05.1992, a segunda no dia 14.01.1996 na Paróquia de Aparecida e por último como vice-pároco no dia 10.12.2000, na área de Santa Rita de Cassia, Guadalupe, São Francisco, Santo André e Saúbal.

Foi Coordenador de Pastoral da diocese de Santarém, de 1996 a 2002, e assessor da pastoral vocacional, pastoral familiar, pastoral do dízimo, diretor espiritual das Equipes de Nossa Senhora, Cursilho de Cristandade Cristã no regional Norte II e demais movimentos laicos. Viveu uma fundamental experiência na vida política como Escola de Vida.

Em suas próprias palavras, Jesus Caminho, Verdade e Vida, sempre esteve ao seu lado nas inovaçoes e empreendimentos de fé, penitência, formação e solidariedade, na missa do Meio-Dia em Aparecida, no Grupo de Apoio ao Seminário São Pio X – GASSPX, na Caminhada de Fé com Maria de Mojui à Santarém (nascida no dia 08.12.1995), nos Estudos Acadêmicos em Roma, de 27.08.2006 a 27.02.2010 onde residiu no Colégio Pontifício Pio Brasileiro, nos estudos de Ciências da Comunicação Social na Universidade Pontifícia Salesiana e Pontifícia Universidade Gregoriana nos cursos de bacharelado e mestrado respectivamente. Na belíssima experiência de missão pastoral e trabalho manual: em Portugal, Alemanha, Inglaterra, Suiça, França e Itália.

A nomeação como pároco de Belterra chegou a ele em Roma, via e-mail, de dom Esmeraldo, no dia de Nossa Senhora das Candeias 02.02.2010, quando se preparava para a defesa de sua tese de mestrado.

Padre Auricélio Paulino assumiu a paróquia de Santo Antônio aqui em Belterra em missa solene celebrada por Dom Esmeraldo no dia 07.03.2010, no meio de sua familia e amigos de Santarém. Como ele mesmo afirmou em seu discurso de posse, assumiu a paróquia de Santo Antonio sob a graça de Deus como  se estivesse sendo ordenado padre de novo. Com a mesma alegria e entusiasmo da primeira paróquia, como o fez a 18 anos em Mojuí dos Campos. Com o mesmo espírito e ardor mssionário como na Paróquia de Aparecida há 14 anos passados. Com a mesma graça e desafios como em Guadalupe, Santa Rita, há 9 anos idos. Com a mesma vontade de viver e saúde que o animaram, depois de ter vencido a doença da Dengue Hemorrágica e o estado de coma que viveu em 2002 entre Santarém, Belém e Belo Horizonte, acompanhado pela oração de tantos… Na Paróquia de Santo Antônio com o desejo de construir um novo jeito de ser igreja, preservar o Planeta e entre tantas ações e realizações já ajudou a criar as CEBs, Comunidades Eclesiais de Base que vêm fortalecendo a fé em Cristo Jesus e formando gradativamente lideranças na comunidade; organizou Ministérios Litúrgicos, criou Pastorais e num esforço quase sobre-humano visitou no mínimo três vezes todas as 50 comunidades da paróquia, no Tapajós  e BR – 163, mesmo as com maior dificuldades de acesso, reanimando as equipes catequéticas e o Povo-de-Deus a professar a sua FÉ num Deus Vivo e Libertador, na defesa da VIDA. Tudo dentro de um espirito de comunicação linear, participação democrática e caridade oblativa.

Hoje, 04 de janeiro de 2011, nosso pastor, amigo, mestre, conselheiro e mediador completa seus 19 anos de sacerdócio cumpridos com grande sucesso no terreno espiritual, sobretudo, mas também no que tange a sua administração de uma maneira geral. Este trabalho muito iluminado tem sido olhado com muito carinho por todas as Dioceses do Brasil. Que Deus abençoe Padre Auricélio Paulino com muita Luz para que cumpra sua missão aqui em Belterra e em todas as Paróquias da Diocese para onde for chamado a Evangelizar.

Belterra, 04 de janeiro de 2011.

Jeanete Sena – Pastoral da Comunicação de Belterra

(Dados extraídos do Discurso de posse de Pe. Auricélio como pároco na Paróquia de Santo Antônio em Belterra)

2 Respostas to “19 ANOS DE VIDA SACERDOTAL DE Pe. AURICÉLIO: Breve histórico”

  1. Ana Lúcia Ferreira Says:

    Parabéns Padre pelo lindo trabalho de evangelização. Como relata na matéria o senhor realmente é Pastor, amigo, mestre e acima de tudo um grande incentivador e animador do povo cristão nessa longa caminhada. Sempre gosto de lembrar que sua alegria foi que me fez descobrir o Amor de Deus.
    Abraços
    Rezo pela saúde da sua mãe

  2. Ana Lúcia direto de Belém « Ceudeouro's Blog Says:

    […] Lúcia Ferreira Disse: 06/01/2011 às 13:39 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: