Pe. Daniel Aloísio Hemkemeir

Ele estar junto de Deus com os seus anjos e seus santos.

Conheci Pe. Daniel Aloísio Hemkemeir, no ano de 1992 em Itaici – São Paulo, durante o 4º ENP,  Encontro Nacional de Presbíteros. Eu participava como representante dos presbíteros da diocese de Santarém. Naquele encontro realizamos a fundação da ANPB, Associação Nacional de Presbítero do Brasil. Pe. Hemkemeir  foi eleito como o primeiro tesoureiro da neo-organização “Juntos como irmãos””, e este ano na Assembléia Geral e Eletiva, eleito como o nosso vice-presidente.

Muitos outros momentos de encontros nacionais, seja do ENP como da ANPB, estivemos juntos. A presença dele sempre contagiava o ambiente com a doçura encantadora do seu jeito de ser, falar e tomar posições concretas necessárias. Seu modo de  viver o sacerdócio e o compromisso a favor dos mais necessitados e excluídos era sempre em primeiro plano.

Em julho de 2009, tive a graça de me encontrar  com Pe. Daniel. Foi a última vez. Enquanto ele trabalhava anualmente em período de férias numa paróquia na Alemanha, eu ali fazia um curso de alemão e nos encontramos na casa da nobre família Karas. Naquela tarde ele foi conosco à missa na paróquia Santa Elizabete em Ehningen e eu pedi para que ele presidisse a celebração. Este bravíssimo catarinense sabia falar muito bem o alemão. Eu, como estudante da língua e representante da turma, concelebrei e li o evangelho.

Depois tivemos momentos de alegria num jantar à casa de brasileiros e em nossa despedida do curso. Na ocasião vimos belas fotografias de seu Jubileu Sacerdotal da linda festa realizada. Narrava-nos com entusiasmo as marcas e ações de sua missão na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes em Guaíra. Inclusive combinamos que quando eu retornasse ao Brasil, de meus estudos em Roma,  nos visitaríamos em Santarém e Toledo, respectivamente.

Havia um grande desejo dele conhecer Santarém, a Amazônia e visitar o meu então bispo Dom Lino Vombommel. Tinham ligações familiares, eram primos de segundo grau. Hoje Pe. Daniel se encontrou com Dom Lino no paraíso e com todos aqueles que já doaram a vida pela causa da missão de levar a Boa Nova de Cristo a todas as criaturas.

Leia aqui. Momento de dor e solidariedade

Ao tomar conhecimento da notícia da morte de Pe. Daniel, veio-me uma atmosfera de tristeza, pois sou humano mas, ao mesmo tempo de solidariedade com a família Hemkemeir e com a diocese de Toledo. Todavia o sentimento de esperança, confiança e fé foi muito mais forte. Porque eu creio sobretudo na Ressusceição de Cristo. E “Se morremos com Cristo – escreve São Paulo – acreditamos que também com Ele viveremos” (Rm 6, 8).

Pe. Daniel foi um consagrado de Deus e comprometido com o evangelho de Jesus Cristo. Assumiu sua vocação sacerdotal e exerceu seu ministério presbiteral com zelo, dedicação e amor. Deixou-nos durante o Ano Sacerdotal, no dia 29 de janeiro de 2010, com um magnífico testemunho de Fidelidade a Cristo e fidelidade ao seu sacerdócio.

Parte dileto amico e companheiro. Parte e leva contigo o nosso desejo de continuar na terra semeando a justiça e a paz do Reino no meio dos mais empobrecidos que foram os teus preferidos. Parte, e lá do Céu olha aos  teus companheiros da ANPB e do ENP.

Pe. Auricélio Paulino

Diocese de Santarém

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: