Fórum Social Mundial em Porto Alegre

Avaliação sobre as conquistas e os limites do Fórum Social Mundial marca abertura do FSM Grande Porto Alegre.

Começou ontem (25/1/2010), no Rio Grande do Sul, o Fórum Social Mundial 10 anos Grande Porto Alegre. Uma das principais atividades do evento é o Seminário Internacional 10 Anos Depois: Desafios e Propostas para um Outro Mundo Possível, que está sendo realizado na capital gaúcha. Intelectuais e representantes de movimentos sociais de todo o mundo estarão reunidos, até o dia 29 de janeiro, para uma grande reflexão sobre os dez anos do Fórum Social Mundial e as transformações políticas e sociais desse período.

A proposta do seminário, no entanto, não é só olhar para trás. O debate deve resultar também na projeção de caminhos futuros para a construção de um outro mundo possível. As conclusões desse seminário serão discutidas em eventos descentralizados, que serão realizados em todo o mundo ao longo do ano, até o próximo Fórum Social Mundial, em Dacar (Senegal), em 2011.

O primeiro dia do seminário avaliou as conquistas e os limites do Fórum Social Mundial, a partir de uma ótica plural, que contou com a participação de Lilian Celiberti, da Articulación Feminista Marcosur (Uruguai); Raffaella Bollini, da ARCI (Italia); Nandita Shah, da National Network of Autonomous Women?s groups (India); Candido Grzyzibowski, do IBASE (Brasil); Francisco Whitaker, do CBJP (Brasil); João Antônio Felício da CUT (Brasil); João Pedro Stédile do MST (Brasil); Oded Grajew da Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania (Brasil); e Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul.

Hoje (26/1), serão traçados diagnósticos da conjuntura atual sob quatro diferentes aspectos que se completam: ambiental, econômico, político e social. As discussões serão conduzidas paralelamente. Os diagnósticos servirão de base para os debates seguintes. (Veja aqui a programação completa).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: