Mundo festeja 2010 em clima de segurança reforçada

SYDNEY (AFP) – O mundo festeja a chegada de 2010 em meio a medidas de segurança reforçadas, diante do temor de atentados terroristas, após um jovem nigeriano tentar explodir um avião comercial no Natal, em ação reivindicada pela rede Al-Qaeda.

Kiribati e Nova Zelândia foram os primeiros a receber o Ano Novo. Em Auckland, os fogos de artifício disparados da Sky Tower deram as boas-vindas a 2010, na maior cidade da Nova Zelândia. 

Na Indonésia, a embaixada americana informou ter recebido um aviso do governador de Bali sobre um possível ataque terrorista na noite de réveillon na ilha turística, que já foi cenário de atentados contra os ocidentais. Um atentado, atribuído ao grupo islâmico Jamaah Islamiyah, matou 202 pessoas em Bali em 2002. 

A Finlândia, por sua vez, viveu um grande susto no início do último dia do ano, quando um homem vestido de negro disparou aleatoriamente em um shopping de Espoo, na periferia da capital Helsinque, matando quatro pessoas. O atirador, de 43 anos e fichado pela polícia, se encontra foragido, explicou Jyrkky Kallio, delegado da polícia de Espoo. 

Em Roma, o Papa Bento XVI pediu aos cristãos de todo o mundo que ajudem as “famílias ainda em dificuldades” devido à crise mundial, durante a liturgia do último dia do ano, na basílica de São Pedro. 

Bento XVI lembrou a ajuda oferecida “com generosidade a tantos que bateram às portas” das comunidades cristãs, e desejou que este esforço prossiga “diante das dificuldades que afetam tantas famílias atingidas pela crise e o desemprego”. 

Em Sydney, cerca de 1,5 milhão de pessoas ocuparam a famosa baía da cidade para receber o Ano-Novo e segundo a premier de Nova Gales, Kristina Keneally, cerca de 4,5 toneladas de fogos iluminaram a cidade durante mais de 12 minutos. 

Na Tailândia, por seu lado, proibiu a queima de fogos de artifício depois da morte, no réveillon passado, de 65 pessoas no incêndio de uma discoteca por causa de uma demonstração pirotécnica. 

No Afeganistão e no Paquistão, a segurança está em alerta máximo em função da sucessão de ataques talibãs. Sete agentes americanos da CIA, quatro militares canadenses e uma jornalista, também do Canadá, foram mortos nas últimas 24 horas no Afeganistão. Em Karachi, no Paquistão, os festejos foram cancelados por causa de um atentado talibã na segunda-feira, que cobrou a vida de 43 pessoas. 

Como ocorre a cada ano em Madri, milhares de pessoas foram à Puerta del Sol para celebrar a chegada de 2010 na Espanha, que assume, durante seis meses, a delicada primeira presidência temporária da União Europeia (UE) posterior ao Tratado de Lisboa. 

Em Moscou, o presidente russo, Dmitri Medvedev, agradeceu seus compatriotas por enfrentar um ano “que não foi fácil”, enquanto mais de 120 mil pessoas recebiam 2010 na Praça Vermelha.

Em Paris, para comemorar seus 120 anos, a Torre Eiffel brilhou em todo seu esplendor com um espetáculo de luzes e músicas, assistido por cerca de 50 mil pessoas. O centro da capital francesa foi tomado pela multidão, em clima de tranquilidade, mas nos subúrbios a polícia deteve 40 pessoas e cerca de 40 carros foram incendiados. A polícia mobilizou mais de 45 mil homens, em toda a França, para evitar os atos de vandalismo que ocorreram nos anos precedentes.

Em Berlim, a grande festa ocorria no Portal de Brandeburgo, símbolo de uma Alemanha reunificada.

Em Londres os londrinos se reuniam ao pé da London Eye, a roda-gigante que domina o Tâmisa.

Em Nova York, as medidas de segurança foram reforçadas para que milhares de pessoas se reúnam na Times Square para assistir a famosa queda da Grande Maçã, que marca a chegada do novo ano. Policiais à paisana, câmeras de vigilância e equipes de detecção de material radioativo ou biológico estão mobilizados para a ocasião.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: