Picos de cheia e vazante na Amazônia refletem aquecimento global

Diretamente do Globo Online:

Os rios do Amazonas registraram, em menos de seis meses, marcas históricas de cheia e seca dos últimos cem anos, com uma variação de 13,88 metros de altura. É o que aponta levantamento sobre registros da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais no Amazonas (CPRM) do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Para os especialistas, a variação extrema no clima na Amazônia pode ser um indício das mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global. De acordo com a CPRM, em junho, o Rio Negro alcançou marca de 29,7 metros (considerada a maior cheia dos últimos cem anos). Mês passado, o mesmo rio registrou uma cota de 15,89 metros, considerada a quinta maior vazante dos últimos cem anos, ligeiramente abaixo da cota mínima de segurança, de 16 metros.

Em 1963, o Rio Negro teve seu menor nível, com 13,64 metros. (Aquecimento global pode afetar Brasil até 20% mais que a média, diz Inpe) Segundo o meteorologista Marcondes Gama, durante mais de dez anos, as rigorosas secas e cheias do Amazonas eram associadas ao El Niño, fenômeno que ocorre nas águas do Pacífico e que altera as condições climáticas em diversas partes do mundo. Ele afirmou que, até este ano, nunca se havia registrado uma mudança climática (chuva x seca) tão veloz como foi nos rios do Amazonas:

– O El Niño produz um padrão de inundações e secas ao redor do mundo, e no Brasil causa secas na Amazônia, inundações no Sul, mas de forma gradativa e não tão violenta como ocorreu nos últimos seis meses. Não tenho dúvidas de que essa variação extrema de chuva e tempo seco tem mais a ver com o aquecimento global.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: