Hoje 19 Dezembro: Sábado

É o 353º dia do ano. Faltam 12 dias para o término de 2009

Quarto dia da Novena de preparação ao NATAL

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

EVANGELHO DO DIA: Lc 1,5-25 – Um especial nascimento

Enquanto Marcos inicia seu Evangelho com a pregação e o batismo de João, Mateus e Lucas iniciam com as narrativas de infância de Jesus. João Evangelista, por sua vez, começa seu Evangelho com o prólogo do Verbo que se faz carne. Lucas apresenta uma originalidade. Após uma curta introdução em que justifica seu trabalho redacional do Evangelho, narra, no texto de hoje, o anúncio do nascimento de João (Batista) e, em seguida, o anúncio deJesus, ambos feitos pelo anjo Gabriel; primeiro a Zacarias e, depois, a Maria. Assim, João e Jesus estão associados desde suas concepções extraordinárias. O nascituro terá um nome, João, que indica a ruptura do sacerdócio hereditário, pois não conserva o nome do pai. Mais tarde, dirigindo-se ao deserto, rompe com o templo, no que será confi rmado por Jesus, que vai ao seu encontro.

O SANTO DE HOJE: Santo Urbano V

O Papa Urbano V assumiu o cargo em 1362, numa época em que a Europa sofria agitações sociais muito intensas. Numa tentativa de manter o pontífice longe das intrigas e das lutas políticas e revolucionárias, que dominavam Roma, a sede da Igreja fôra transferida para Avignon, na França.

Urbano era monge beneditino e pertencia a uma nobre família francesa. Quando jovem estudou ciências jurídicas e depois lecionou direito em Montpellier e na própria Avignon. Um dia, trocou a laureada toga pelo humilde hábito de monge, chegando a ocupar altos cargos dentro da Ordem beneditina.

O grande sonho do Papa Urbano V, porém, era levar de volta a sede da Igreja para Roma. Conseguiu isso, em outubro de 1367, sendo recebido com entusiasmada aclamação popular. Foi o primeiro a se estabelecer no palácio ao lado da Basílica de São Pedro, no Vaticano. E, desde então, se tornou a residência oficial dos pontífices. Mas a paz durou pouco. Alguns anos depois Urbano V foi novamente obrigado a deixar Roma, e voltar para Avignon, onde faleceu em 19 de dezembro de 1370.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: