Dia Internacional do Voluntariado

O Dia Internacional do Voluntariado – que hoje celebramos – foi criado em 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objectivo de apoiar grupos dedicados a acções voluntárias em diversas categorias sociais.

Por todo o mundo, há milhares de pessoas que, voluntariamente, dedicam uma parte do seu tempo, trabalho e dedicação a favor de outros, em prol de uma causa.

O empenhamento destes voluntários é essencial para a construção de um mundo melhor.

Para tal, o primeiro passo a dar consiste em identificar o que gostaríamos de fazer e como poderemos ajudar. A partir daí, pode passar-se a acções individuais ou inseridas em grupos comunitários ou organizações de cariz social.

O dia de hoje marca mais uma etapa no caminho para os objectivos do Milenio para o Desenvolvimento, a alcançar até 2015:

1. Reduzir pela metade a pobreza e a fome
2. Alcançar o ensino primário universal
3. Promover a igualdade entre os sexos
4. Reduzir a mortalidade das crianças
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater a AIDS, malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento

Saiba mais…

Em 17 de dezembro de 1985, a Assembléia Geral das Nações Unidas criava o Dia Internacional do Voluntário para o Desenvolvimento Econômico e Social, com o objetivo de incentivar a participação voluntária em todo o mundo.

Veja nosso cartão comemorativo!

alt text

Na Resolução sobre a criação do Dia Internacional do Voluntário, a Assembléia Geral reconhece a importância do voluntário e convida a todos os setores da sociedade – Governos, organizações não-governamentais e a sociedade civil – a incentivarem e divulgarem o importante trabalho dos voluntários.

Tradução não-oficial da Resolução de criação do Dia Internacional do Voluntário.

A Assembléia Geral,

Tomando nota do informe do Administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento sobre o Programa de Voluntários das Nações Unidas e da relevante decisão do Conselho de Administração.
Considerando que os serviços de voluntários, incluído o dos Voluntários das Nações Unidas, dão uma contribuição importante às atividades de desenvolvimento socioeconômico.

Reconhecendo a conveniência de estimular o trabalho de todos voluntários, que trabalham tanto sobre em campo como em organizações – multilaterais, bilaterais ou nacionais, não-governamentais ou com apoio dos governos – e de incentivar esses voluntários, muitos dos quais prestam seus serviços a custa de consideráveis sacrifícios pessoais, a Resolução:

  • Convida aos governos a celebrar todos os anos, o 5 de dezembro, o Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Econômico e Social, e os exorta a adotar medidas para que se cobre maior consciência sobre a importância da colaboração dos voluntários, a qual estimulará mais pessoas de todas os níveis sociais a oferecer seus serviços como voluntários, tanto em seus países de origem como no estrangeiro;
  • Convida também organismos especializados, outras organizações do sistema das Nações Unidas e organizações não-governamentais que promovem serviços de voluntários, estão afiliados a esse tipo de serviços ou se beneficiam deles em qualquer forma, a que empreendam e promovam atividades para estimular um melhor conhecimento sobre a contribuição que os voluntários aportam a seu trabalho.
  • Pede ao Secretário Geral que continue promovendo em todo mundo a publicidade acerca da importante função que cumprem os serviços de voluntários.

Uma resposta to “Dia Internacional do Voluntariado”

  1. Ana Roberta Says:

    Que legal é dia do meu aniversário, a partir de hoje vou ser divulgadora desta data

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: