A PRIMEIRA CAMINHADA DE FÉ COM MARIA

A inspiração à primeira Caminhada de Fé com Maria surgiu de uma intuição pessoal e um convite da Mãe de Deus. Caminhar da Matriz de Santo Antonio em Mojui à Catedal da Conceição em Santarém num gesto de agradecimento pela vida, sacrifício e penitência pelos pecados da humanidade.

Dom Lino, em 1995 convocou-me a ser transferido como pároco de Mojui dos Campos à paróquia de Aparecida em Santarém e assumir a Coordenação de Pastoral da diocese. Sempre fiz de automóvel ou de ônibus o trecho Mojuí-Santarém de 37 kms. Então, caminhar seria uma forma de agradecer e pedir forças a Deus por intermédio de Maria.

Portanto, um dia em Mojuí, eu senti a voz de Maria que me disse assim: “Auricélio, faça uma caminhada de Mojuí dos Campos à Santarém!” Eu perguntei: para que minha querida Mãezinha? E Ela me respondeu: “Para quê a pé em 37 quilômetros, você realize um sacríficio de ação de graças: pela sua vida e dos seus familares, amigos e paroquianos; em favor do meu povo, humildes descendentes de nordestinos, vivendo nas colônias, excelente agricultor mas, abandonado; e para salvaguardar a minha e sua Igreja Católica e as terras e florestas da Amazônia!” Eu disse: serei capaz minha Senhora de fazer esta estrada toda a pé? E Ela me disse: “Sim, você conseguirá fazer seguramente, mas precisa ser firme, perseveante e forte no caminho”.

Bem, depois de combinar com meu companheiro vigário Pe. Ademar Ribeiro, decidimos apresentar a proposta ao Conselho de Pastoral Paroquial com lideranças e catequistas da vila de Mojuí e das 84 comunidades das áreas de Curuá-Uma e Moju. A idéia foi saber a opinião de todos e convidá-los a fazerem parte do caminho. No momento eu disse se 15 pessoas estivessem dispostas fariámos a caminhada, com proteção e a graça de Deus. Eles concordaram e obtive o apoio de meu pai, mãe e irmãos, de meu vigário, da paróquia e das Equipes de Nossa Senhora.

A missa de envio foi celebrada às 4 horas da manhã em Mojuí e ás 5 e 15, partimos cantando e rezando o Terço. Éramos 150 pessoas devotos e peregrinos de Mojuí, das nossas comunidades rurais, casais das Equipes de Nossa Senhora e algumas pessoas de Santarém e de minha família. Mas creio que na catedral às 16 e 30 horas chegamos umas 300 pessoas. Lembro-me dos 100 bonés e camisas que entregamos aos caminhantes inscritos, doação de Lídia e Antonio. Lembro-me da solidariedade de tantos moradores que nos ofereciam água e lanches. Lembro-me da Pampa de Carlinhos e Eliete que levava a imagem da Santa. O primeiro trajeto cheio de poeira não me esqueço: Praça de Santo Antonio, Palhal, Boa Fé, São José, Cipoal, Serra Piquiatuba, Matinha, Rodagem, Mendonça Furtado e Barão do Rio Branco até a Catedral.

Ali nos esperava o Pe.Valdir Silveira para dar início a procissão da Festa.  E sob um forte sol da tarde do dia 08 de dezembro de 1995, durante uma acolhida memorável, levando nos ombros uma cruz de madeira recebida em minha ordenação presbiteral, no altar da Catedral da Conceição eu disse: “chegamos meu Deus com a tua graça e de tua e nossa Mãe Maria da Conceição!”

A motivação principal da Primeira Caminhada, foi realizar um sacríficio de ação de graças: pelos cinco anos de pároco em Mojui, pelo dom de minha vida, dos meus familares, amigos e paroquianos; em favor do povo humilde da colônia, nordestino e excelente agricultor; e para salvaguardar a fé em Deus e o compromisso cristão na Igreja Católica e tomar consciência da preservação e defesa das terras e florestas da Amazônia!

Foi realmente uma caminhada espiritual e penitencial com Maria, que tanto amo. Um ato de demostração da fé, crença em Deus e devoção a Mãe Maria da Conceição nossa padroeira. Porém, foi também uma forma de protestar pelo fato de nossos agricultores serem abandonados pelo poder público em diversos fatores da vida nas colônias, protestar sobre os ramais péssimos que temos e chamar a atenção dos governantes pelo trecho entre Mojui e São José que ainda não era asfaltado.

No ano seguinte realizamos a segunda e no outro a terceira… E hoje, 28-29 de novembro de 2009, a décima-quinta na nova cidade de Mojuí dos Campos.

Agora a caminhada é incluída na programação da Festa da Conceição e considerada como um grande evento de fé e devoção do povo do Oeste do Pará – Estado do Tapajós. Um evento que aparece no calendário cultural religioso do estado do Pará. Depois do Círio é a maior manifestação pública de fé do povo católico em Santarém. Hoje temos uma magnífica coordenação que tudo organiza e recebemos apoio de órgãos e instituições públicas e privadas. E hoje, pelo que consegui acompanhar, se espera cerca de 50 mil caminhantes entre crianças, jovens e adultos. Uma grande graça!

A Caminhada de Fé com Maria é uma fantástica façanha de fé, que somente quem caminha pode sentir a experiência de ter feito um profundo encontro espiritual com Deus, com si mesmo, com os outros e com Maria. È algo assim emocionante em todos os sentidos. É um revigoramento da fé, um chamado e um compromisso com a promoção e defesa da vida. 

Pe. Auricélio Paulino
Itália.
Anúncios

Uma resposta to “A PRIMEIRA CAMINHADA DE FÉ COM MARIA”

  1. Lydia Says:

    Padre, é com muita emoção que relembro essa primeira caminhada, todos que participaram sentiam a força de MARIA a nos impulsionar pra que chegássemos a Matriz e quase nem sentíamos o cansaço, sinto até hoje muita falta e me prometi que ainda vou fazer essa caminhada mais uma vez. No entanto, era você quem levava a alegria por todos os milímetros de estrada que caminhávamos, você era o nosso pastor e sua determinação e Fé nos levaria a muitos outros quilômetros mais. Obrigada por ter me proporcionado sentir tamanha emoção, aliás tudo que vem de você é Divino. Amo Você!!!! Lydia e Antonio e Familia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: