Círio 2009: 150 mil pessoas acompanharam

Após meses de trabalhos de divulgação e dezenas de peregrinações a coordenação do Círio de Nossa Senhora da Conceição pode finalmente comemorar o sucesso do Círio 2009, que é considerado como a segunda maior manifestação do povo católico paraense. Pelas ruas milhares de pessoas caminhavam, oravam e agradeciam à mãe de Jesus por todas as bençãos e conquistas alcançadas. O agradecimento foi registrado por meio das homenagens que segundo a coordenação, tiveram um aumento significativo graças à peregrinação da virgem.

Com aproximadamente quatro horas de duração o Círio de número 91 conseguiu ultrapassar todas as expectativas da coordenação, como informou o coordenador do Círio e Berlinda Gilberto Dinelly. “Esse ano tivemos um trabalho desde janeiro com todas as peregrinações e esse trabalho trouxe de volta o povo para a rua e esse Círio foi além das nossas expectativas”, declarou.

Do alto dos prédios, a avenida São Sebastião parecia um tapete humano. A estimativa da Polícia Militar é que 150 mil pessoas acompanharam a procissão do Círio. Um recorde em relação ao ano passado, quando cerca de 130 mil fieis participaram da procissão. Durante todo o percurso 16 homenagens oficiais foram prestadas à Mãe de Jesus e outras tantas em forma de pequenos altares na frente de residências, cartazes, faixas e músicas religiosas.

As homenagens aconteceram em todo o percurso, cada devoto prestigiou a mãe de Jesus de uma forma original.

Para o bispo Dom Esmeraldo as homenagens foram a mensagem mais expressiva que se passou durante a caminhada. “Eu creio que a mensagem é a própria expressão do povo onde se pode ver nessa multidão, no rosto, no coração, as homenagens. E não existe outra mensagem para dizer. E a gente só tem uma certeza, que a força e a presença de Deus pela ação do Espírito Santo faz o povo caminhar junto em uma demonstração pacífica pedindo pela paz”, enfatizou o bispo.

As homenagens iniciaram na Secretaria Municipal de Saúde onde o coral recebeu os caminhantes em clima de adoração e prosseguiu pela Avenida São Sebastião percorrendo a Avenida Cuiabá até o Sindicato dos Estivadores onde todos prestigiaram uma queima de fogos de artifício com duração de oito minutos e ouviram as palavras de incentivo do bispo em uma parada que demonstrou que a fé não tem idade. “É muito lindo estar aqui, ver o povo junto, caminhando e ainda ouvir o testemunho de pessoas que já receberam uma benção de Deus, eu estou muito emocionada”, declarou Maria de Fátima que veio da cidade de Itaituba participar do Círio pela primeira vez.

O Círio que esse ano traz o tema “Maria, Rainha da Paz e Senhora da Justiça” prossegue até o dia 8 de dezembro, dia em que se festeja a padroeira dos santarenos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: