Revista do Círio 2009

Festa Conceição 2009Fazendo parte das comemorações do Círio de Nossa Senhora da Conceição, a Diocese de Santarém deverá lançar, no próximo domingo (15), a 38ª edição da tradicional revista do Círio. O periódico além de trazer informações e curiosidades históricas sobre Santarém trará em suas páginas uma bela homenagem ao historiador Wilde Fonseca. A revista terá uma tiragem inicial de 3000 exemplares e poderá ser adquirida, ao preço de cinco reais, na secretaria da Diocese ou após as celebrações litúrgicas, durante as festividades. ( Foto: Capa da 38ª edição da revista do Círio)

Segundo o editor, Renisson Vasconcelos, até o ano de 1960, o periódico tinha o formato de um livreto e continha, apenas, informações referentes ao calendário da festa e o nome dos colaboradores. Em 1961, com a chegada de Frei Vianei Müller à Diocese, o livreto começou a ganhar forma de revista. “A partir desse ano, informações históricas e fatos referentes à cidade foram incluídos na publicação”, conta. Em 1972, o livreto ganhou formato de revista. Pela primeira vez, os leitores puderam ver as cores do manto de Nossa Senhora da Conceição na capa.

A revista sempre se destacou pelas matérias de cárater histórico, apresentando fatos inerentes ao município e a própria Diocese. “Tem sido assim desde os anos 60, quando ela era apenas um pequeno livreto e em 1972 passou a ter o formato de revista”, disse. O editor adiantou algumas novidades que a edição de 2009 estampará em suas páginas como: os noventa anos de fundação da Escola São José, na região de planalto, os quarenta anos do Projeto Esperança, que foi idealizado por Frei Lucas e deu origem a ONG Fundação Esperança e a uma instituição de ensino superior, os quarenta anos de inclusão de Santarém na Área de Segurança Nacional, durante o regime militar, além dos trinta anos de criação da Diocese de Santarém.

No entanto, a maior de todas as novidades será uma homenagem ao músico e historiador Wilde Fonseca. De acordo com o editor esta será a primeira vez que o programa trará em suas páginas uma homenagem a uma personalidade viva. “As homenagens são sempre de pessoas que já faleceram, mas esse ano a gente vai falar dos noventa anos do músico e historiador Wilde Fonseca, porque ele foi desde os anos 60 até o presente momento um grande colaborador sempre escrevendo muitos artigos de cárater histórico para a revista”, frisou.

Além das matérias, a revista trará toda a programação das 16 noites das festividades, incluíndo a programação litúrgica e a parte cultural. As festividades de Nossa Senhora da Conceição começam oficialmente no domingo, dia 22 de novembro.

Fonte: Portal na Hora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: