Hoje 04 de Novembro: Quarta-feira

É o 307º dia do ano. Faltam 58 dias para o término de 2009

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1649 – Primeira frota da Companhia Geral do Comércio do Brasil deixa Portugal. 1922 – É descoberta no Egito a tumba do faraó Tutankamon. 1939 – O primeiro automóvel com ar condicionado é exibido em Chicago, Illinois. 1977 – Pela primeira vez, uma mulher é eleita para a Academia Brasileira de Letras. Ela foi Raquel de Queirós, uma importante romancista.

EVANGELHO DO DIA: Lc 14,25-33 – Preparar-se para seguir Jesus.

São três sentenças sobre as condições para o seguimento de Jesus. Cada sentença inicia-se com: “Se alguém…”, “Quem não…”, “Do mesmo modo…”, e termina com a negativa “não pode ser meu discípulo!”.

Jesus Mestre fala claro sobre as exigências para quem se decide a segui-lo. Esta decisão supõe prontidão, o desprendimento de outros vínculos, e ainda, a disposição a enfrentar o desconforto. É assim se quiser seguir o Senhor. Jesus ilustra isto com duas parábolas: a do homem que decide construir uma torre e a do rei que se prepara para um combate. Em ambos os casos, o Mestre fala da necessidade de lançar bases, de preparar.

 O SANTO DE HOJE: São Carrlos Borromeu.

Mostra immagine a dimensione interaCelebramos a Memória do Santo Bispo que tornou-se para a Igreja um modelo de pastor e caridade, já que se consumiu por inteiro pela guarda e salvação dos pobres. A obra de são Borromeu, um dos santos mais importantes e mais queridos da Igreja, poderia ser resumida em duas palavras: dedicação e trabalho. Mas para fazer justiça, como ele sempre pregou, temos de acrescentar mais uma, sem dúvida a mais importante: humildade.

São Carlos nasceu em Arona, perto de Milão, na Itália em 1538 e entrou no Céu em 1584, num tempo em que a Igreja abria-se para sua renovação interna. Cuidado com muito carinho pela piedosa mãe, irmã do Papa Pio IV, Carlos recebeu ótima formação humana e cristã, de forma que estudou na Universidade de Pávia e destacou-se pela facilidade de administrar e tratar as pessoas.

Chamado a Roma pelo tio Papa, São Carlos mesmo antes de receber os Sacramentos da Ordem, aceitou a nomeação e responsabilidades de Cardeal e Arcebispo de Milão.Logo após ter auxiliado o Papa e tê-lo motivado para colocar em prática todo o inspirado conteúdo do Concílio de Trento (1545 – 1563), São Carlos Borromeu assumiu com todo o ardor a missão de obedecer as decisões do Concílio, o qual respondia as necessidades da Igreja daquela época, e também levar a todos os fiéis da diocese de Milão para o Cristo.

Determinado e ungido foi o primeiro bispo a fundar seminários para a formação dos futuros padres; promoveu sínodos diocesanos; abundou os escritos catequéticos e conhecimento da Sã Doutrina Católica; impulsionou a boa empresa e assistiu com seu zelo e apostolado santo toda a sua região além de ajudar na Evangelização de outras áreas da Europa, desta maneira deu sua vida a Deus gastando-se totalmente pelo bem dos outros e da Igreja.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: