Hoje 03 de Novembro: Terça-feira

É o 306º dia do ano. Faltam 59 dias para o término de 2009

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1507 – Leonardo Da Vinci é contratado para pintar o quadro futuramente conhecido como a Mona Lisa. 1615 – Portugueses expulsam os franceses do Maranhão. 1930 – Getúlio Vargas é empossado como chefe do governo provisório pela junta militar que depôs o Presidente Washington Luís. 1970 – Salvador Allende é empossado como novo presidente do Chile. 1992 – Bill Clinton derrota George Bush e é eleito presidente dos Estados Unidos.

EVANGELHO DO DIA: Lc 14,15-24 – Os convidados do Banquete.

Esta parábola contada por Jesus me ensina diversas coisas. 1º É um privilégio ser convidado para a festa do Reino, para a Aliança com Deus. 2º Os empregados são os apóstolos, os profetas, os discípulos e missionários. 3º Os que rejeitam o convite são os que preferem o ter, os bens materiais. 4º Os que estão pelas estradas e caminhos, e são convidados, são os mendigos, pobres, os que estão à margem, fora do convívio, “tanto bons como maus”. 5º A exclusão, expressa nas palavras “nenhum provará meu jantar!” fala da conseqüência de quem renuncia à intimidade com Deus.

O SANTO DE HOJE: São Martinho de Porres

Mostra immagine a dimensione interaMartinho de Lima, ou melhor, Marinho de Porres, conviveu com a injustiça social desde que nasceu, em 9 de dezembro de 1579, em Lima, no Peru. Filho de Juan de Porres, um cavaleiro espanhol, e de uma ex-escrava negra do Panamá, foi rejeitado pelo pai e pelos parentes por ser negro. Tanto que na sua certidão de batismo constou “pai ignorado”. O mesmo aconteceu com sua irmãzinha, filha do mesmo pai. Mas depois Juan de Porres regularizou a situação e viveu ainda algum tempo com os filhos, no Equador. Quando foi transferido para o Panamá como governador, deixou a menina aos cuidados de um parente e Martinho com a própria mãe, além de meios de sustento e para que estudasse um pouco.

Aos oito anos de idade, Martinho tornou-se aprendiz de barbeiro-cirurgião, duas profissões de respeito na época, aprendendo numa farmácia algumas noções de medicina. Assim, estava garantido o seu futuro e dando a volta por cima na vida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: