Hoje 02 de Novembro: Segunda-feira

É o 305º dia do ano. Faltam 60 dias para o término de 2009

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1896 – A seguradora britânica Londoner General Accident Corporation oferece aos seus clientes o primeiro seguro de veículos no mundo. 1953 – O parlamento do Paquistão declara o país como “a República Islâmica do Paquistão”. 1990 – O parlamento de Moçambique aprova uma nova constituição tornando o país uma democracia multi-partidária.

EVANGELHO DO DIA: Lc 23,33.39-43 – Aceitar a Salvação.

A cruz muda o sentido da história. Lucas lembra neste texto as palavras de Jesus na cruz ao ladrão: “Você estará comigo no paraíso”. Ali estão dois malfeitores no mesmo tormento: um à direita e outro à esquerda de Jesus. Um expressa a zombaria, para ele não existe salvação. O outro abre-se à salvação pela fé.

“Lembre-se” que é dito por este é comum nos Salmos. Ao seu pedido “quando o Senhor vier…” Jesus responde com a certeza: “hoje”. O paraíso que o Mestre lhe promete é a imagem de uma vida feliz após a morte.

Todos os Finados.

Mostra immagine a dimensione interaEncontramos a celebração da missa pelos mortos desde o século V. Santo Isidoro de Sevilha, que presidiu dois concílios importantes, confirmou o culto no século VII. Tempos depois, em 998, por determinação do abade santo Odilo, todos os conventos beneditinos passaram, oficialmente, a celebrar “o dia de todas as almas”, que já ocorria na comunidade no dia seguinte à festa de Todos os Santos. A partir de então, a data ganhou expressão em todo o mundo cristão.

Em 1311, Roma incluiu, definitivamente, o dia 2 de novembro no calendário litúrgico da Igreja para celebrar “Todos os Finados”. Somente no inicio do século XX, em 1915, quando a morte, a sombra terrível, pairou sobre toda a humanidade, devido à I Guerra Mundial, o papa Bento XIV oficiou o decreto para que os sacerdotes do mundo todo rezassem três missas no dia 2 de novembro, para Todos os Finados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: