Hoje 30 de outubro: Sexta-feira

É o 303º dia do ano. Faltam 62 dias para o término de 2009

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1905 – A aspirina começa a ser vendida pela primeira vez, tendo sido desenvolvida pela firma química alemã, Bayer. 1938 – Orson Wells, ator norte-americano, transmite programa de rádio tão realista sobre uma invasão alienígena que aterrorizou a população. 1969 – O general Médici é eleito presidente do Brasil pelo congresso Nacional, reaberto para a ocasião. 1997 – Governo baixa um pacote de medidas econômicas para defender o real.

EVANGELHO DO DIA: Lc 14,1-6  – Jesus cura no sábado.

O tema da cura do hidrópico na casa de um fariseu é o do conflito com os chefes religiosos de Israel diante da liberdade de Jesus em fazer o bem aos sábados, deixando à margem a Lei da tradição. Jesus vai contra a observância estreita de uma lei que não favorece a vida.

O hidrópico representa os convivas inchados de orgulho e satisfação pela participação à mesa do chefe dos fariseus e pela adesão à sua doutrina. A cura do hidrópico significa o ato libertador de Jesus para com os submissos à ideologia do judaísmo, a partir da ruptura com a observância sagrada do repouso sabático.

SANTO DO DIA: São Geraldo

Mostra immagine a dimensione interaSão Geraldo, era natural de Placência e transferiu-se para Potenza. No Martirológio Romano, é fixada a memória de São Geraldo, bispo de Potenza, na Lucânia. Foi escolhido bispo por suas virtudes. Morreu apenas oito anos após sua escolha ao episcopado. Seu sucessor, Manfredo, escreveu-lhe uma vida. Mas existe outro Geraldo, também ele de Potenza, que teve fama bem superior ao bispo medieval. Trata-se de São Geraldo Majela, um dos santos mais populares da Itália meridional. E há motivo para esta popularidade: ele era invocado sobretudo pelas gestantes ou parturientes.

Sua vida esta repleta de privações, de sofrimentos, de humilhações, mas tudo está profundamente animado, finalizado com um encontro vivo e pessoal com Deus. São Geraldo em seu leito de morte podia afirmar não saber nem o que fosse uma tentação impura, tinha sobre a mulher uma concepção superior: olhava toda mulher como uma imagem de Nossa Senhora, “Louvor perene à Santíssima Trindade”. Eram entusiasmos místicos de uma alma simples, mas cheia de amor espiritual. Exclamava frequentemente “Meu querido Deus, meu Espirito Santo”, sentindo íntimos a ele a bondade e o amor infinitos de Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: