Hoje 28 de outubro: Quarta-feira

É o 301º dia do ano. Faltam 64 dias para o término de 2009

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1636 – É fundada a primeira faculdade dos Estados Unidos, que ficaria conhecida como a Universidade de Harvard. 1637 – Parte a expedição amazônica liderada por Pedro Teixeira, que por suas conquistas é recompensado com cargo de capitão-mor do Grão-Pará. 1886 – Stephen Grover, presidente dos Estados Unidos, inaugura a Estátua da Liberdade no porto de Nova Iorque, sobre uma pequena ilha. 1958 – Angelo Giuseppe Roncalli é eleito Papa e adota o nome de João XXIII.

EVANGELHO DO DIA: Lc 6,12-19 –  Jesus chama os doze apóstolos.

Lucas registra a oração de Jesus durante toda a noite. Afasta-se da multidão e dos opositores hostis, subindo à montanha para a oração. De manhã, chamou seus discípulos escolhendo entre eles doze a quem chamou apóstolos. Jesus não chamou para seu grupo os mais preparados do seu tempo, mas, os mais disponíveis. Chamou simples pescadores – Pedro, André, Tiago, João. Chamou o cobrador de impostos.

Chamou gente simples. Não significa que discriminou. Apenas, significa que o coração mais simples está livre de muitas preocupações. E os chamados receberam a missão de enviados – “apóstolos” – para anunciar o Reino, expulsar os espíritos maus e curar todas as doenças, uma missão de libertar as pessoas de todos os males.

SANTO DO DIA: São Judas Tadeu e São Simão.

Judas, apóstolo que celebramos hoje, para não ser confundido com Judas Iscariotes, “apóstolo da perdição”, o traidor de Jesus, foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu. O nome Judas vem de Judá e significa festejado. Tadeu quer dizer peito aberto, destemido, melhor ainda, magnânimo.

Era natural de Caná da Galiléia, na Palestina, filho de Alfeu, também chamado Cléofas, e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai era irmão de são José; a mãe, prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto Judas era primo-irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus.

Os escritos cristãos dessa época revelam mesmo esse parentesco, uma vez que Judas Tadeu seria um dos noivos do episódio que relata as bodas de Caná, por isso Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: