Hoje 24 de outubro: Sábado

É o 297º dia do ano. Faltam 68 dias para o término de 2009

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1795 – A Polônia deixava de existir. sendo dividida entre a Prússia, Áustria e Rússia. 1848 – A Vila de Santarém é elevada a categoria de cidade. 1930 – Estoura a Revolução de 30: Washington Luís é deposto e exilado por um grupo de oficiais das Forças Armadas. 1987 – O novo lançamento musical de Michael Jackson, a música “Bad” chega ao topo das paradas norte-americanas. 1994 – Sete quadros de Picasso são roubados de uma galeria em Zurique, Suíça.

EVANGELHO DO DIA: Lc 13,1-9 –  Chances e cuidados de Deus.

lc13_01_09A notícia da morte dos galileus, a mando de Pilatos, foi provavelmente trazida a Jesus por fariseus que queriam intimidá-lo. Esta evocação de fatos recentes como motivação para o ensinamento de Jesus é um caso único nos Evangelhos, só ocorrendo aqui.

Os galileus foram mortos porque eram subversivos; Jesus, galileu também, visto como subversivo, corria igual perigo. As mortes, no desabamento da torre, eram interpretadas como castigo de Deus. Porém, nenhum dos mortos era mais pecador do que os demais moradores de Jerusalém.

Pecar é rejeitar a conversão. Contudo, Deus é longânime. A figueira (Israel) não está produzindo figos (rejeita a conversão). Mas lhe será dado um tempo, na espera de que venha a dar fruto.

SANTO DO DIA: Santo Antônio Maria Claret.

O quinto dos onze filhos de Antônio Claret e Josefa Clara nasceu em 23 de dezembro de 1807, no povoado de Sallent, diocese de Vic, Barcelona, Espanha. Foi batizado no dia de Natal e recebeu o nome de Antônio Claret y Clara. Na família, aprendeu o caminho do seguimento de Cristo, a devoção a Maria e o profundo amor à eucaristia.

Era uma vítima constante de todo tipo de pressão das lojas maçônicas, que faziam oposição violenta contra o clero, além dos muitos atentados que sofreu contra a sua vida. Incendiaram uma casa que se hospedava, colocaram veneno em sua comida e bebida, assaltaram-no à mão armada e o feriram várias vezes.
Mas monsenhor Claret sempre escapou ileso e continuou seu trabalho, sem nunca recuar.

Morreu com sessenta e três anos, no dia 24 de outubro de 1870, no Mosteiro de Fontfroide, França, deixando-nos uma importante e numerosa obra escrita. Beatificado pelo papa Pio XI, que o chamou de “precursor da Ação Católica do mundo moderno”, foi canonizado em 1950 por Pio XII. Santo Antônio Maria Claret é festejando no dia de sua morte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: