Santarém: notícias de ouro

Encontro da Pascom: A Diocese de Santarém promove o 11º Encontro da Pastoral da comunicação, no Centro de Formação Emaús, do dia 24, sábado, às 08h até o dia 25, domingo, às 16h. Participam às equipes de Pascom das paróquias e comunidades da diocese. Na programação consta três grandes momentos: avaliação das ações realizadas durante o ano, formação continuada e planejamento das atividades para o ano 2010. O tema formativo é: “Comunicação e desenvolvimento na Amazônia”, dando destaque aos grandes projetos de mineração e hidrelétricos instalados ou em processo de instalação na Amazônia. A assessoria é do Pe. Edilberto Sena, ambientalista e diretor da Rádio Rural. Será ainda abordado o papel da Pascom a partir do Documento de Aparecida.

Novo Cd do Padre: O Padre Antonio Jorge lancará seu mais novo CD, numa noite de festa no sábado dia 24, às 19hs, no ginásio do Colégio Dom Amando. Durante a programação de lançamento do 2º CD do padre cantor, haverá sorteio de prêmios aos compradores de ingresso. Segundo Pe. Antonio Jorge, o valor arrecadado com a venda do CD será destinado à formação dos seminaristas da Diocese de Santarém.

O manto de Nossa Senhora: Será apresentado o manto da imagem de Nossa Senhora da Conceição no próximo domingo, dia 25, às 19h, na Catedral, por ocasião da santa Missa. O evento faz parte da programação que antecede a festa da padroeira da Diocese de Santarém que iniciará no dia 22 de novembro com o 91º Círio. A 15ª Caminhada de Fé com Maria será nos dia 28 e 29 de novembro.

O Dia da Juventude: O Dia Nacional da Juventude – DNJ – acontece no domingo, dia 25, em todo o Brasil. Na Diocese de Santarém uma vasta programação vai marcar o dia: celebração eucarística, shows, passeio ciclístico, oficinas, gincana, noite cultural, torneios, caminhada, teatro, entre outras. A programação é coordenada pelo Setor Juventude da Diocese. O DNJ 2009 destaca o tema: “Juventude em marcha contra a violência”.

Caminhada contra a violência:  A comunidade São João Batista promove neste domingo dia 25 uma caminhada contra o extermínio da juventude e pela vida. Será às 09h com saída da igreja percorrendo as ruas do bairro Jardim Santarém. Às 18h30 acontece uma celebração eucarística seguida de noite cultural. A programação faz parte do Dia Nacional da Juventude.

Noite de louvor: A paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro, no bairro da Liberdade, realiza no dia 31 de outubro, a partir das 19h, uma noite de louvor denomidada  LouvArte. Os artistas locais se apresentaram com músicas, danças, teatro e poesias. O tema em destaque será: “Jovem, alegra-te no Senhor”.

Acamp Jovem no Rio Amazonas: A região Nove da Pastoral na diocese de Santarém, promove o ACAMP JOVEM, com o objetivo de despertar a juventude para sua missão profética e evangelizadora. Será no dia 31 de outubro na comunidade Aracampina às margens do rio Amazonas. O evento é destinado à juventude das mini-áreas Amazonas, Curuá-Una-Curuatinga e Ituqui.

Celebração do Dia de Finados:  A Diocese de Santarém prepara uma vasta programação para o dia 02 de Novembro – Dia de Finados. Nos cemitérios do centro da cidade de Santarém, a programação inicia às 07h com celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Dom Esmeraldo. Durante o dia paróquias e áreas pastorais irão fazer reflexões e cantos em memória dos nossos entes queridos. Noutros cemitérios da dicoese haverá a celebração da santa Missa.

Projeto Canta Mapiri: A Pastororal de Juventude do Mapiri realiza o “Projeto Canta Mapirí” que acontecerá no dia 07 de novembro a partir das 18hs, no núcleo local da Pastoral do Menor. De acordo com a coordenação jovem, o objetivo do projeto é motivar os talentos musicais existentes no bairro do Mapiri.

Semana Diocesana do Dízimo:  A Diocese de Santarém promoverá a XI Semana do Dízimo de 1º a 8 de novembro. O evento destaca o tema: “Dízimo nos faz discípulos comprometidos com a missão”. O objetivo é despertar em todos os cristãos católicos o compromisso de serem discípulos comprometidos com a missão da partilha através do Dízimo. A primeira experiência de Semana do Dízimo aconteceu na paróquia de Nossa Senhora Aparecida em 1998 e já em 1999 os padres aprovaram para ser realizada em nível de diocese. 

Vida na terra e na água será tema de seminário:  A Pastoral Social da Diocese vai realizar o seminário “Por Vida na Terra e na Água”. Será na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, de 06 a 08 de novembro. O evento tem, entre outros objetivos, debater a idéia de implantação da Hidrelétrica do Tapajós e dos novos projetos das mineradoras. As inscrições à participação podem ser feitas no Centro Diocesano de Pastoral.

Pastoral de Conjunto em Monte Alegre: Será realizado um encontro de formação para as lideranças e coordenações de pastorais da Região 10, nos dias 06 e 07 de novembro, no salão da paróquia de São Francisco, em Monte Alegre. O tema do estudo é a prioridade da pastoral diocesana: “Implantação efetiva da pastoral de conjunto”. O bispo diocesano Dom Esmeraldo participará do encontro.

Colaborou: Ercio Santos – Pascom – Diocese de Santarém, PA.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: