Hoje 10 de outubro: Sábado

É o 283º dia do ano. Faltam 83 dias para o término de 2009

São 43 dias de vida do BEBÊ… O Blog Ceudeouro.

Parabéns… Hoje o Blog completa Um MÊS e 13 Dias.

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1845 – É fundada a Academia Naval dos Estados Unidos em Annapolis, Maryland. 1943 – Chiang Kai-shek assume o cargo de presidente da China. 1945 – Decreto de Getulio Vargas antecipa as eleições estaduais no País. 1994 – O ditador Raoul Cédras renuncia ao poder no Haiti.

EVANGELHO DO DIA: Lc 11,27-28 –  Feliz a tua mãe que te gerou.

O conteúdo deste breve diálogo entre Jesus e uma mulher que fala dentre a multidão é semelhante ao da narrativa sobre a mãe e os irmãos de Jesus que procuram falar com ele, em um momento em que ensina a multidão. O fundamental para o discipulado é pôr em prática a Palavra de Deus proclamada por Jesus; e os que assim o fazem formam a nova família dos fi lhos de Deus. É característico de Lucas referir-se à palavra de Jesus como Palavra de Deus.

Contudo, nesta narrativa de hoje, Lucas dá um tom impressivo e emocionante à maternidade da mãe de Jesus, o que realça mais ainda a bem-aventurança que se alcança em fazer a vontade do Pai, praticando as palavras de Jesus.Os horizontes de Jesus vão além da ascendência de sangue. É o Reino de Deus, reino da vida para todos, sem restrições de âmbito familiar ou de raça.

No âmbito familiar, o amor que promove a vida manifesta-se nos cuidados com a alimentação e a saúde, com a moradia saudável, com o conforto e a alegria, com a educação. Colocar em prática as palavras de Jesus significa ultrapassar os limites deste amor familiar, transformando-o em amor universal, comprometido com o cultivo da vida entre os pobres excluídos e humilhados.

O SANTO DE HOJE:  São Francisco Borja

Francisco BorjaPríncipe da Espanha, Francisco nasceu na família dos Bórgia, em português Borja, no dia 28 de outubro de 1510, em Gáudia, Valença. Teve o mérito de redimir completamente a má fama precedente desta família desde a remota e obscura época medieval, notadamente em Roma. Ele era parente distante do papa Alexandre VI e sobrinho do rei católico Fernando II, de Aragão e Castela. Os Bórgias de então já eram muito piedosos e castos, o que lhe garantiu uma educação esmerada, dentro dos princípios cristãos, possibilitando o pleno exercício de sua vocação de vida dedicada somente a Deus.

Tinha dezenove anos quando se casou com Eleonora de Castro e, aos vinte, recebeu o título de marquês. Apesar do acúmulo das atribuições políticas e administrativas, foi um pai dedicado e atencioso, levando sempre a família a freqüentar os sacramentos e a unir-se nas orações diárias.

O mesmo tino bondoso e correto utilizou para cuidar do seu povo, quando se tornou vice-rei da Catalunha. A história mostra que a administração deste príncipe espanhol foi justa, leal e cristã. Os seus súditos e serviçais o consideravam um verdadeiro pai e todos tinham acesso livre ao palácio. Morreu em 30 de setembro de 1572. Deixou como legado vários escritos sobre a espiritualidade, além do exemplo de sua santidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: