Hoje 09 de outubro: Sexta-feira

É o 282º dia do ano. Faltam 84 dias para o término de 2009

São 42 dias de vida do BEBÊ… O Blog Ceudeouro.

Parabéns… Hoje o Blog completa Um MÊS e 12 Dias.

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1789 – A tortura é abolida na França. 1962 – O país africano de Uganda obtém a sua independência da Grã Bretanha. 1974 – Morre em Frankfurt, Alemanha, Oscar Schindler, o empresário alemão que salvou aproximadamente 1.200 judeus durante o Holocausto. 1979 – Encenada no Rio de Janeiro a peça “Rasga Coração” de Oduvaldo Vianna Filho, proibida desde 1974.

EVANGELHO DO DIA: Lc 11,15-26 –  A favor ou contra Jesus

Os sinais libertadores (curas e exorcismos) operados por Jesus suscitam a admiração de muitos nas multidões. Mas também despertam o ódio de alguns que têm o poder religioso e econômico nas mãos e temem a libertação do povo. Assim pretendem difamar Jesus, acusando-o de estar sob o poder de Beelzebu. Jesus responde que sua ação libertadora é feita pelo dedo de Deus, o que sinaliza a chegada do Reino. Contudo, a libertação sem a adesão à palavra que leva ao compromisso deixa a pessoa desamparada para novamente ser tomada pelo mau espírito.
Somos libertados por Deus, em Jesus, para sermos agentes da transformação deste mundo em um mundo novo, em que a ambição do dinheiro que promove o horror da guerra ceda lugar à fraternidade, à partilha e à paz.

Sinto que promovo a comunhão na minha família, no meu trabalho, na Igreja?  Ou, tenho a tentação de contradizer, dividir, criticar, colocar obstáculos? Sou a favor de Jesus Cristo presente na comunidade ou “não ajudo a ajuntar”?

O SANTO DE HOJE: São João Leonardo

São João LeonardoLeonardo nasceu na Toscana, em 1541. Levou uma vida normal de leigo, trabalhando no ramo farmacêutico com o pai até os vinte e seis anos de idade, quando este morreu. Tendo participado do trabalho junto aos pobres com os padres colombinos, decidiu entregar sua vida ao seguimento de Cristo.

Mesmo sabendo das dificuldades por ser adulto, Leonardo não se intimidou. Enfrentou os estudos desde o começo, do princípio mais elementar. Juntou-se aos meninos para aprender o latim e, em seguida, aplicou-se no estudo de filosofia e de teologia. Quatro anos depois, foi ordenado sacerdote.

Preocupado em assegurar um futuro de fé às crianças pagãs, fundou, em parceria com João Batista Vives, um colégio para jovens sacerdotes que se espalhariam pelo mundo como missionários, pregando o catolicismo entre os infiéis e cuidando das vítimas das epidemias. Portanto João Leonardo foi o precursor do Colégio Urbano dos Missionários da Propaganda Fidei, ou Obra da Propaganda da Fé, fundado em 1627, em Roma, atuante até nossos dias, principalmente na esfera da Santa Sé. E também dos Missionários Exteriores de Paris, fundado em 1663.

Influenciado pelo Concilio de Trento, ao lado de grandes religiosos da época, como os depois santos Filipe Neri, José Calazanz e Camilo de Lellis, João Leonardo travou uma grande luta pela reforma eclesiástica da Itália, o que o fez tornar-se, também, um dos grandes do seu tempo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: