Quem preserva a Amazônia?

Os povos originários são os que  conservam a Amazônia

O antropólogo Alfredo Wagner participou, no sábado passado, do Encontro Regional sobre a Amazônia, promovido desde quinta-feira, 1, em Manaus (AM) pelo Conselho Episcopal Latino-americano (Celam). Wagner falou da importância da Amazônia para a humanidade e o planeta e defendeu as comunidades tradicionais como as responsáveis pela preservação da Amazônia.

“A Amazônia só está conservada onde estão os povos tradicionais como os indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, piaçabeiro, peçonheiros, seringueiros, castanheiros”, disse o antropólogo. Segundo Wagner, 1/3 da Amazônia está a “absolutamente devastado” por fazendas pecuárias, empresas mineradoras, madeireiras, empresa de ferro gusa.

Para o antropólogo, há, em relação à Amazônia, duas vertentes do ponto de vista empresarial. De um lado estão as empresas que defendem o uso indiscriminado dos recursos naturais. “Passam a ideia de que os bens são ilimitados”. De outro lado estão a indústria farmacêutica, os laboratórios de biotecnologia, de cosméticos. “Sua ideia é manter a floresta em pé e criar um mercado virtual”, explicou Wagner.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: