Hoje 06 de outubro: Terça-feira

É o 279º dia do ano. Faltam 87 dias para o término de 2009

São 38 dias de vida do BEBÊ… O Blog Ceudeouro.

Parabéns… Hoje o Blog completa Um MÊS e 09 Dias.

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

EVANGELHO DO DIA: Lc 10,38-42Devemos ser Marta  e Maria.

Com esta narrativa, que lhe é exclusiva, Lucas ilustra duas atitudes de acolhimento a Jesus, que se complementam. Em Marta temos o serviço generoso, que é característico das novas comunidades. Em Maria, a escuta atenta da palavra, que ilumina e prepara para a missão. Escutar a palavra é fundamental para o estímulo ao serviço amoroso à vida, o qual é o caminho para a comunhão com Jesus e com o Pai.

O serviço doméstico da mulher já era uma prática tradicional nas diversas culturas. Contudo, a mulher aplicada à escuta e ao discernimento da palavra, como um discípulo, é uma novidade, pois tal atividade era exclusiva dos homens nos ambientes religiosos do judaísmo, sendo vetada às mulheres pelos mestres da Lei. Percebe-se que Lucas está empenhado em ampliar o envolvimento delas nas novas comunidades. Além dos serviços elementares necessários, também são chamadas a assumir a condição de discípulas. Aplicadas à escuta da Palavra, devem envolver-se nas atividades missionárias, em vista do testemunho de amor a ser dado ao mundo.

Assim deve ser nossa missão no mundo: Orar e Trabalhar. Oração e Ação devem andar juntas.

O SANTO DE HOJE: São Bruno

São BrunoBruno era um nobre e rico fidalgo alemão, que nasceu e cresceu na bela cidade de Colônia. Sua família era conhecida pela piedade e fervorosa devoção cristã. Cedo aquele jovem elegante resolveu abandonar a vida de vaidades e prazeres, que considerava inútil, sem sentido e improdutiva. Como era propício à nobreza, foi estudar na França e Itália. No primeiro país concluiu os estudos na escola da diocese de Reims, onde também se ordenou e posteriormente lecionou teologia. Como aluno, teve até mesmo um futuro papa.

Em 1090, o sumo pontífice era seu ex-aluno, que, tomando o nome de papa Urbano II, chamou Bruno para ser seu conselheiro. Ele, devendo obediência, abandonou aquele lugar ermo que amava profundamente. Porém não resistiu muito em Roma. Logo obteve aprovação do papa para construir seu mosteiro de Grenoble e também a autorização para fundar outra Casa da Ordem dos Cartuxos, na Calábria, num local ermo chamado bosque de La Torre, hoje chamado Serra de São Bruno, província de Vito Valentia.

Seguindo o carisma de seu fundador, a Ordem dos Cartuxos é uma das mais austeras da Igreja Católica e seguiu assim ao longo dos tempos, como ele mesmo previu: “Nunca será reformada, porque nunca será deformada”. Entretanto, atualmente, conta apenas com dezenove mosteiros espalhados pelo mundo todo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: