Hoje 26 de setembro: Sábado

É o 269º dia do ano. Faltam 96 dias para o término de 2009

São 29 dias de vida do BEBÊ… O Blog Ceudeouro.

Faltam 02 dias para o Blog completar o PRIMEIRO MÊS.

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1087 –King William II, filho de William o Conquistador, é coroado Rei da Inglaterra. 1580 – O explorador Francis Drake retorna a Plymouth, Inglaterra, tornando-se o primeiro navegador inglês a circunavegar o globo. 1829 – É formada a Scotland Yard, organização oficial de investigação criminal da Grã-Bretanha. 1973 – O concorde voa de Washington D.C. para Paris em 3 horas e 33 minutos. 1990 – Durante a crise do golfo, o Conselho de Segurança das Nações Unidas impõe um embargo aéreo contra o Iraque. EVANGELHO DO DIA: Lc 9,43b-45 –  Jesus fala outra vez da sua morte

 

Em três momentos diferentes, com os “anúncios da Paixão”, ele adverte-os sobre perseguições, sofrimentos e morte que ali lhe serão impostos pelos chefes religiosos judeus. O texto de hoje é o segundo anúncio. Jesus o faz antes de sua entrada na Samaria. Próximo ao fim do seu ministério, os discípulos ainda não entendem claramente o sentido da sua Boa-Nova.

Mais uma vez Jesus fala de sua paixão. O povo se maravilhava com os feitos de Jesus e alimentava esperança de um Messias triunfalista, poderoso. Inclusive, queriam proclamá-lo rei. Este não era o projeto de Jesus. Para evitar que se confundam, mais uma vez Jesus fala de sua condenação.

O que o texto diz para mim, hoje? Qual palavra mais me toca o coração? Como eu compreendo em minha vida, este anúncio da paixão proclamado por Jesus?

O SANTO DE HOJE:  São Cosme e Damião

Mostra immagine a dimensione interaCosme e Damião eram irmãos e cristãos. Na verdade, não se sabe exatamente se eles eram gêmeos. Mas nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres.despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. Mandou que fossem barbaramente torturados por negarem-se a aceitar os deuses pagãos. Em seguida, foram decapitados.

Deixavam pasmos os mais céticos dos pagãos, pois não cobravam absolutamente nada por isso. A riqueza que mais os atraía era fazer de sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos pagãos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais. Mas isso 

Quando o imperador Justiniano, por volta do ano 530, ficou gravemente enfermo, deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra dos seus protetores. Mas a fama dos dois correu rápida no Ocidente também, a partir de Roma, com a basílica dedicada a eles, construída, a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. Tal solenidade ocorreu num dia 26 de setembro; assim, passaram a ser festejados nesta data.

Os nomes de são Cosme e são Damião, entretanto, são pronunciados infinitas vezes, todos os dias, no mundo inteiro, porque, a partir do século VI, eles foram incluídos no cânone da missa, fechando o elenco dos mártires citados. Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos,dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.

No Brasil, em 1530, a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 26 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: