Hoje 23 de setembro: Quarta-feira

É o 266º dia do ano. Faltam 99 dias para o término de 2009

São 26 dias de vida do BEBÊ… O Blog Ceudeouro.

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1817 – A Espanha assina um tratado com a Grã-Bretanha abolindo o tráfego de escravos. 1939 – Morre Sigmund Freud, o pai da psicanálise; foi quem estabeleceu haver uma conexão entre os comportamentos humanos e o inconsciente. 1973 – Morre o poeta Pablo Neruda, ,chileno, considerado um dos maiores escritores do século XX. 1993 – O direito a participar do governo da África do Sul é concedido à população negra do país. 1997 – A empresa de cigarros Souza Cruz é condenada a indenizar família de fumante com a quantia de R$ 90 mil.

 EVANGELHO DO DIA: Lc 9,1-6  – A missão dos doze apóstolos 

 A simples referência aos “Doze” remete a uma lista da tradição com os doze nomes de apóstolos. Esta tradição foi criada a partir da interpretação, dos discípulos oriundos do judaísmo, de que o movimento de Jesus era a continuidade das doze tribos de Israel.

Demônios e doenças significavam a opressão interior que a doutrina das sinagogas e do templo exercia sobre o povo, bem como as precariedades e carências físicas sofridas pelos excluídos. Os discípulos devem ir despojados, entregues à providência daqueles que encontrarão nas casas ou pelos caminhos. O sucesso da missão resulta da confi ança e auto-entrega dos enviados e da acolhida amorosa por parte dos destinatários, disponíveis para a solidariedade e para a comunhão.

 O que a Palavra diz para mim? Deus quer precisar de nós como testemunhas da sua graça. Fomos feitos para sermos comunidade (grupo dos doze) e formarmos comunidade ( ir às cidades). Isto é ser discípulo missionário, como nos propõe a Igreja na América Latina, na Missão Continental. O amor inspira atitudes e gestos com gosto de doação e disponibilidade. Foi assim com Jesus. Foi assim com os apóstolos. Deve ser assim comigo, com você. Amar é estar disposto a morrer a um projeto pessoal para ir ao encontro do outro que precisa de mim. Hoje, conforme afirmou o Documento de Aparecida, somos os discípulos e discípulas de Cristo no mundo para denunciar os sinais do mal e anunciar a Boa Nova de libertação aos necessitados.

O SANTO DE CADA DIA: Santo padre Pio de Pietrelcina

Mostra immagine a dimensione interaPadre Pio nasceu no dia 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália. Era filho de Gracio Forgione e de Maria Josefa de Nunzio. No dia seguinte, foi batizado com o nome de Francisco, e mais tarde seria, de fato, um grande seguidor de são Francisco de Assis, como capuchinho. Durante muitos anos, experimentou os sofrimentos da alma, em razão de sua enfermidade e, ao longo de vários anos, suportou com serenidade as dores das suas chagas.

Desde a juventude, sua saúde sempre inspirou cuidados e, sobretudo nos últimos anos da sua vida, declinou rapidamente. Padre Pio faleceu no dia 23 de setembro de 1968, aos oitenta e um anos de idade. Seu funeral caracterizou-se por uma multidão de fiéis, que o consideravam santo.

Nos anos que se seguiram à sua morte, a fama de santidade e de milagres foi crescendo cada vez mais, tornando-se um fenômeno eclesial, espalhado por todo o mundo. No ano 1999, o papa João Paulo II declarou bem-aventurado o padre Pio de Pietrelcina, estabelecendo no dia 23 de setembro a data da sua festa litúrgica. Depois, o mesmo sumo pontífice proclamou-o santo, no ano 2002, mantendo a data de sua tradicional festa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: