Hoje 22 de setembro: Terça-feira

É o 265º dia do ano. Faltam 100 para o término de 2009

São 25 dias de vida do BEBÊ… O Blog Ceudeouro.

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1609 – O governo espanhol ordena a expulsão de todos os Mouros do país. Este ato veio a devastar a futura vida cultural e economica do país. 1944 – A FEB— Força Expedicionária Brasileira— envia 11 mil homens para a Itália durante a segunda guerra. 1992 – A Assembléia Geral das Nações Unidas expulsam a Iugoslávia. 1997 – Morre Manabu Mabe, pintor japonês naturalizado brasileiro e mestre da pintura abstrata.

 EVANGELHO DO DIA: Lc 8,19-21  Quem é a família de Jesus?

 O critério fundamental da comunhão com Deus é o cumprimento da sua vontade, pondo em prática as palavras de Jesus. Na narrativa de hoje se desvela um sentido mais amplo da própria família, extrapolando os laços carnais. É a grande família formada por todos aqueles que, unidos a Jesus, se empenham no cumprimento de sua palavra.

A grande família de Jesus é aquela em que o amor transborda, comunicando-se a todos, particularmente aos mais necessitados. Realiza-se assim a vontade de Deus, que deseja vida plena para todos, sem exclusões. Se nós quizermos, verdadeiramente, fazer parte desta família de Jesus temos que ouvir e colocar em prática a sua PALAVRA.

O que o texto diz para mim, hoje? Sou da família de Jesus? Ou seja, Digo “sim” à vontade de Deus, mesmo que seja contrária ao meu projeto? Busco descobrir a cada dia qual é a vontade de Deus para mim?

O SANTO DE CADA DIA:  São Maurício e companheiros

No alto Egito, foi recrutado um batalhão de soldados cristãos, conhecidos como “a legião de soldados cristãos da Tebaida”, chefiados pelo comandante Maurício. Apesar do ódio que Maximiano nutria pelos cristãos, a incorporação de tais soldados em seu exército não era nenhum acontecimento especial ou extraordinário, uma vez que o próprio imperador Diocleciano, na época, era simpatizante confesso deles. Até mesmo confiava-lhes cargos administrativos importantíssimos no Império. Nesse período, ele ainda não via ou citava os cristãos como uma ameaça ao Império Romano.

Maurício e seus companheiros foram, então, massacrados pelos soldados pagãos. O campo ficou forrado de sangue e cadáveres. Naquele lugar e naquela época, foi erguida uma igreja em honra e culto a esses santos mártires do cristianismo, encontrada somente por volta do ano 1893. A maioria das relíquias dos corpos dos soldados cristãos da legião tebaica, atualmente, são veneradas no Convento de São Mauricio de Agaunum, na região do Valese, atual Suíça. Especialmente no dia 22 de setembro, determinado pelo calendário oficial da Igreja de Roma.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: