Hoje 21 de setembro: Segunda-feira

É o 264º dia do ano. Faltam 101 para o término de 2009

Dia da Árvore – salve a natureza

São 24 dias de vida do BEBÊ… O Blog Ceudeouro.

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1327 – Rei Eduardo II da Inglaterra é assassinado em Berkeley Castle e é sucedido por seu filho, Eduardo II. 1599 – A peça Júlio César de William Shakespeare é atuada pela primeira vez. 1949 – A República Popular da China é proclamada por seus líderes comunistas. 1992 – O México e o Vaticano estabelecem plenas relações diplomáticas, pondo ao fim uma discórdia política de 130 anos.

 EVANGELHO DO DIA: Mt 9,9-13 – A Vocação de Mateus

 Neste chamado de Mateus, além do realce à disponibilidade no seguimento de Jesus, destaca-se a denúncia contra a discriminação de pessoas, ao qualifi cá-las de pecadoras. Mateus era um publicano, ou cobrador de impostos, o que lhe conferia boa condição financeira. Contudo, em conseqüência dos contínuos contatos com comerciantes gentios,
os publicanos infringiam as observância legais de pureza religiosa e, assim, eram considerados pecadores, pois os gentios eram tidos como impuros.

A atitude ostensiva de Jesus suscita a indignação dos fariseus. Ele, então, descarta o título de “justos”, atribuído àqueles que faziam seus sacrifícios e suas ofertas no templo, bem como o título de “pecadores” aos discriminados pela Lei religiosa. Jesus faz sua opção pelo banquete da vida com os humilhados e excluídos, chamados “pecadores”.

O SANTO DE CADA DIA:  São Mateus e Santa Efigênia
Mostra immagine a dimensione interaSão Mateus
foi coletor de impostos, Apóstolo e Evangelista. Mateus deixa o dinheiro para seguir Jesus. O Evangelho a ele atribuído nos fala mais amplamente que os outros três do uso certo do dinheiro: “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós tesouros nos céus.” Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

Mateus o rico coletor, respondeu ao chamado de Jesus com entusiasmo. No seu Evangelho ele esconde humildemente este particular, mas a informação foi divulgada por Lucas: Levi preparou ao Mestre uma grande festa na própria casa; numerosa multidão de publicanos e outra gente sentavam-se a mesa com eles.

São Mateus morreu por ordem do rei Hitarco, sobrinho do rei Egipo, no altar da igreja em que celebrava o santo ofício da missa. No ano 930, as relíquias mortais do apóstolo são Mateus foram transportadas para Salerno, na Itália, onde, até hoje, é festejado como padroeiro da cidade. A Igreja determinou o dia 21 de setembro para a celebração de são Mateus, apóstolo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: