Hoje 18 de setembro: Sexta-feira

É o 261º dia do ano. Faltam 104 para o término de 2009

São 21 dias de vida do BEBÊ… O Blog Ceudeouro.

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1810 – O Chile declara a sua independência da Espanha. 1943 – O ditador Benito Mussolini anuncia a criação da República Fascista Italiana. 1977 – O Uruguai expulsa Leonel Brizola, que viaja para os Estados Unidos. 1981- O Presidente Figueiredo sofre um enfarte e Aureliano Chaves assume o poder.

 EVANGELHO DO DIA: Lc 8,1-3 As mulheres discípulas de Jesus.

Esta é a única vez que, nos Evangelhos, ao longo do ministério de Jesus, se menciona um grupo de discípulos formado por homens e mulheres, e estas são nomeadas. Dentre elas, chama a atenção a presença de Joana, mulher de um alto funcionário de Herodes. A presença destas mulheres signifi ca rebeldia e transgressão, suscitando confrontos com a sociedade tradicional. Sobre as mulheres é dito que tinham sido curadas. Isto é, tinham sofrido as conseqüências da exclusão social e de gênero, mas sentiam-se libertas por Jesus. Seguiam Jesus e serviam o grupo.

Em torno de Jesus, sob o seu fascínio, reúnem-se discípulos e discípulas que vão amadurecendo. Surgem relações novas entre homens e mulheres, caracterizadas por liberdade, solidariedade e serviço. Hoje como é belo ver tantas mulheres assumindo tarefas importantes na Igreja. Na realidade a maioria de participação vem do gênero femenino. A força da mulher na vida eclesial é muito grande e deve ser valorizada e respeitadas.O Documento de Aparecida, ao falar sobre a dignidade e participação das mulheres, assinala que elas são co-responsáveis, «junto com o homem, pelo presente e pelo futuro de nossa sociedade humana».

O SANTO DE CADA DIA: São José Copertino

No dia 17 de junho de 1603, nasceu, no reino de Nápoles, na aldeia de Copertino, um menino de nome José. Era o filho mais novo da família Desa, cujo pai, um pobre carpinteiro, mal conseguia sustentar a família. Ele veio ao mundo num pequeno estábulo, onde permaneceu nos primeiros meses de vida, porque o pai, endividado, teve de vender o pouco que possuíam.

Depois de ser rejeitado pelos os capuchinhos, por causa da sua grande confusão mental, finalmente, foi aceito no Convento de Grotella, pelos Frades Menores, que o acolheram e lhe deram uma tarefa simples: cuidar de uma mula. Em 1628, foi ordenado sacerdote. José de Copertino mergulhou tão profundamente nas coisas de Deus que acabou se tornando um conselheiro de padres, bispos, cardeais, chefes de Estado e religiosos em geral. Todos o procuravam. E ele os atendia com paciência, humildade e sabedoria, indicando-lhes a luz de que necessitavam. 

 Festejado liturgicamente no dia de sua morte, 18 de setembro, este singular frade franciscano é considerado pelos estudiosos como “o santo mais simpático da hagiografia católica”. Os freqüentes êxtases espirituais, que lhe permitiam “voar” literalmente pela igreja, fizeram de são José de Copertino o padroeiro dos aviadores e pára-quedistas. Também, devido à sua determinação diante das numerosas dificuldades encontradas nos estudos e exames de seleção, é considerado o santo padroeiro dos estudantes que se encontram nessa condição, anualmente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: