Sairé 2009: quem venceu?

Mostra immagine a dimensione interaA programação religiosa com  uma missa presidida pelo pároco José Cortez e a derrubada dos mastros marcaram o encerramento da festa do Sairé – 2009 em Alter do Chão, na segunda-feira,14 pela manhã.

 Alter do Chão fica a 32 km de Santarém, localizada à margem direita do rio Tapajós e teve a programação transmitida com flashes ao vivo pela Rádio Rural de Santarém.

A festa, com ritos, canções e danças,  é vitoriosa pois resgata a cultura do povo índigena.  Quanto ao Festival: o boto Cor de Rosa foi o grande campeão do Festival dos Botos – 2009. “A festa do Saire é um momento de interação cultural, infelizmente tem perdido o essencial que é a tradição, passando a preocupação com a comercialização.” como afirmou Claudionor da Registela, leitor assíduo do blog.

Os jurados avaliaram 16 itens durante os dois dias de apresentações. O Tucuxi conseguiu vencer o Rosa na apuração da primeira noite, mas quando iniciou a contagem dos votos da segunda noite o Cor de Rosa virou pra cima do Tucuxi. No final por apenas um ponto de diferença o Cor de Rosa com 939, contra 938 do Tucuxi venceu pela sétima vez a disputa com o boto contrário.

Mas quem venceu mesmo foi a vila de Alter do Chão. Neste ano, em especial, a festa foi coordenada por uma comissão formada por lideranças da vila com parceria da prefeitura de Santarém. Apesar de que o vice-coordenador Clewton Von confessa “que a logística no sairódromo, como por exemplo, a montagem da arquibancada e camarotes, só foram concluídas no sábado” apresentando algumas dificuldades. “Mas, nos anos em que a parceria foi com a DUETOS, 2007-2008, a questão segurança e estrutura foi excelente, em compensação deixou diversas dívidas no mercado”, conclui, satisfeito e vitorioso pela realização da festa.

Fonte: Rádio Rural e Notapajos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: