Panelas de pressão: uma bomba em casa

Mostra immagine a dimensione interaNo Brasil, uma das causas mais frequentes de acidentes dentro de casa, deve se tornar menos comum a partir de março do ano que vem. Sobre o fogão uma verdadeira bomba em contagem regressiva: a panela de pressão. Quando explode, é aquele susto. É como o pneu de um caminhão estourando dentro de casa. Dona Ozília não esquece da cena.

“O fogão tinha afundado e a tampa da panela foi parar no forro de um outro cômodo. E isso me deixou muito insegura em relação à panela”, disse a dona de casa Maria Ozília Garcez.

Os acidentes com panela de pressão geralmente são causados pelo entupimento de válvulas. O modelo mais comum vendido no país é um com tampa interna e duas válvulas. Mas, a partir deste mês de setembro de 2009 para produzir panelas, as fábricas, tem que ter o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro e o comércio tem até 01 de março de 2010 para comercializá-las adequadamente.

Para evitar explosões, os fabricantes devem investir em panelas mais seguras: alumínio reforçado, tampa externa, anel de silicone. Válvulas para controlar a pressão e diminuir o perigo. Agora, dona Ozília já sabe o que observar na próxima compra. “A gente vai, a primeira coisa, prestar atenção no selo do Inmetro”, disse ela

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: