Hoje 14 de setembro: Segunda-feira – DIA DA SANTA CRUZ

É o 257º dia do ano. Faltam 108 para acabar o ano de 2009

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1752 – A Inglaterra e suas colônias adotam o calendário gregoriano. 1939 – O primeiro helicóptero, o VS-300 de Igor Sikorsky, faz seu primeiro vôo. 1973 – Arena homologa candidaturas dos generais Ernesto Geisel e Adalberto dos Santos.  1974 – Começa a funcionar a primeira linha de metrô em São Paulo. 

 EVANGELHO DO DIA: Jo 3,13-17 – Sentido da Cruz em nossa Vida

Estas palavras de Jesus estão no contexto do diálogo com Nicodemos, no Evangelho de João. Trata-se do renascer no Espírito. O humano assumido no Espírito. O Filho do Homem desceu do céu e será levantado. A crucifixão de Jesus deu à cruz um sentido novo: deixou de evocar a morte, para ser evocação da vida. Não mais seria instrumento de castigo, mas de salvação. Seria motivo de exaltação e não de ignomínia.

A glorificação de Jesus é fidelidade total a sua missão, sem recuar, mesmo diante da morte. Jesus elevado na cruz é a consumação de uma vida de amor. É a glória de Deus no seu projeto de elevação da humanidade à participação da vida eterna. Qual o significado da Cruz em sua vida?

O SANTO DE CADA DIA: São Materno de Colônia

Ficheiro:Dom und Liebfrauen Trier.jpg

Catedral de Trier

É conhecido apenas como o primeiro bispo da história cristã da cidade de Colônia, na Alemanha. Desde o século IV, criou-se uma tradição cristã, na cidade de Trier, na Alemanha, segundo a qual Materno teria vindo da Palestina. E não é só isso: o próprio apóstolo Pedro é que o teria enviado para divulgar o Evangelho ao mundo germânico.
Essa tradição fazia de Trier a primeira sede episcopal cristã da Alemanha, portanto dotada de jurisprudência sobre as demais, por uma questão de antigüidade.

Ao longo dos séculos, a catedral de Trier, que abriga as relíquias de são Materno, foi reconstruída e, hoje, podemos ver o grau de devoção dos fiéis estampado nos vitrais desse templo. Seu culto foi autorizado pelo Vaticano, em conseqüência dessa devoção secular e ainda presente nos fiéis.

Eu Auricélio, junto com Manfred e Miryam, no final de julho deste ano, tive a graça de visitar esta catedral e orar no túmulo de São Materno.

2 Respostas to “Hoje 14 de setembro: Segunda-feira – DIA DA SANTA CRUZ”

  1. Adelaide Says:

    Bom Dia Pe. Auricelio. mais uma vez parabens pela estrutura do Blog. muito bom mesmo. voce ta arrazando! sinal que os teus estudo em Roma nao foi tempo perdido. o brincando!
    Vou pensar em alguma sugestao, mas ta muito bom mesmo, pode continuar tranquilo.

    um abraço

    Sr. Adelaide

  2. Jussara e Daniel Says:

    Hoje dia da Santa Cruz nos faz lembrar do real sentido da Cruz. Participando ontem da Eucaristia, nós e nossos filhos, refletimos que a Cruz não deve ser princípio mas fim. Jesus abraçou a Cruz por nós. Quem segue as Jesus não terá sempre um mar de rosas a sua frente, pelo contrário o sofrimento, as quedas, as agonias serão constantes, apenas ao levartarmos a cabeça estaremos vendo a Cruz como Salvação e no final a certeza do dever cumprido. Padre Auricélio, sempre que vejo a Cruz lembro da primeira caminhada Mojuí-Santarém, depois de quarenta kilometros à pé, com cerca de 350 pessoas acompanhando, inclusive nós (hoje são cerca de 10.000), entramos “triunfalmente” na Catedral ,com voce à frente elevando a cruz de madeira, como que dizendo Eis-me aqui Senhor. Quanto sentimento, quanto significado histórico para aquele povo temente a Deus. Que memórias lindas. Depois contaremos mais daqueles tempos.Forte abraço. Jussara e Daniel.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: