O significado do nome Santíssimo de Maria

Reflexão do Dia     “E o nome da Virgem era Maria” (Lc. 1, 27).

Mostra immagine a dimensione interaNa história da exegese, há diversas interpretações sobre o significado do nome Maria: alguns rabinos chegam a dizer que o nome deriva de MIRYAM da raíz MRR, que em hebraico significa “ser amargo”, “amargura”. Essa interpretação pode ser aceita por nós cristãos, quando pensamos em quanta dor e amargura Maria, a mãe de Cristo e nossa, sofreu no decorrer de sua vida. “Todos vocês que passam pelo caminho, olhem e vejam se há uma dor igual à minha…” (Lam. 1,12).

De acordo com outra interpretação significa “MAESTRA E SENHORA DO MAR.” O nome de Maria assim poderia derivar de MOREH, (hebraico Maestra-Senhora) + YAM (=mar): como Maria, a irmã de Moisés, que foi maestra das mulheres hebraicas na passagem do Mar Vermelho e Maestra na canção de Vitória (cf. Ex 15 , 20), de modo que Santo Ambrósio diz que “Maria é a Professora e a Senhora do Mar, deste século, que nos faz passar por tudo isso e nos conduz ao céu “, (Exhort. ad. Virgines).

Uma outra interpretação do significado do nome Maria seria: “ILUMINADORA, ESTRELA DO MAR” e o nome de Maria assim pode derivar do prefixo nominal (ou particípio) M + ‘OR (Hebraico=luz) + YAM (=mar). Assim eram convencidos São Gregorio Taumaturgo, Santo Isidoro, São Jerônimo. Alguns autores, no entanto, acreditam que São Jerônimo, na realidade, não interpretou o nome como “stella del mare”, Estrela do mar”, Maristela, mas como “Maris stilla”, ou seja: Gotas do Mar.

Maria sendo ILUMINADORA, nos iluminou na criação da CAMINHADA DE FÉ COM MARIA, 37 kms de peregrinação de Mojui dos Campos a Santarém que neste ano chega à realização da 15ª edição. Ela é Maria que caminha conosco nas estradas da vida.

De todas estas hipóteses, qual é a certa? Talvez a Providência nos deixe em dúvida, porque em nome de Maria pode ser encontrado ao mesmo tempo, todos os significados que a analogia da fé sugere!

Para mim o nome MARIA, significa MÃE. Pois ela foi escolhida para ser a mãe de Deus sendo a mãe de seu Filho Jesus e ao mesmo tempo é a nossa mãe. Na fé somos irmãos do Filho de Deus. Assim, ela é mãe de todos nós. Foi isto que Jesus disse na Cruz antes de morrer. Olhando para o discípulo: “Filho aí eis a tua mãe”. E olhando para a Mulher: “Mãe aí eis os teu filho”. (cf. Jo. 19,25-27).

Mãe que cuida de seus filhos oprimidos e explorados pelo lucro do capital. Mãe que protege seus filhos excluídos do bem-estar social. Mãe que não abandona os filhos e filhas na imensa Amazônia tantas vezes expropriada e devastada. Mãe que estar junto dos filhos na defesa da justiça, da paz e da dignidade humana. Mãe da Caminhada que vai junto conosco e dá a vida pela humanidade sofrida.

Além do mais, o nome de minha mãe, que está lá em São José, no Chalé das Castanheiras em Santarém, se chama MARIA. Um nome doce que desde pequinino eu aprendi a dizer: MAMÃE.

E para você o que significa o nome de Maria?

A seguir comente sua resposta…

Uma resposta to “O significado do nome Santíssimo de Maria”

  1. Vincenzo Gargiulo Says:

    Bela reflexão e bonita a veste gráfica. Dá pra todos entender, atraídos pela beleza da página. Pe Vicente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: