Hoje 12 de setembro: sábado

É o 255º dia do ano. Faltam 110 para acabar o ano de 2009

ACONTECEU HOJE NA HISTÓRIA

1683 -O imperador Leopoldo I do Sacro Império Romano-Germânico derrota o exército turco. 1936 – Inaugurada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. 1979 – Erupção do vulcão Etna causa 10 mortes na Sicília. O Etna é situado no sul da Itália, na costa oriental da Sicília. 1981 – O presidente Figueiredo inaugura em Brasília o Memorial JK, uma homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek, fundador da cidade.

EVANGELHO DO DIA: Lc 6,43-49 Árvore boa dá bons frutos

O “Sermão da Planície”, no Evangelho de Lucas, iniciado com a proclamação das bem-aventuranças, é encerrado com estas três parábolas sobre árvores e frutos, sobre o tesouro do coração e sobre as casas construídas. Elas apontam para a conversão, para a renovação da vida pessoal. Deus não nos criou para a obediência cega, mas para a liberdade criativa, no empenho da renovação do mundo, com a implantação da justiça e tecendo a paz.

Jesus nos convida a dar bons frutos e construir a casa sobre a rocha. Neste sentido Jesus não se deixava impressionar por palavreado bonito. Para ele, importava passar da palavra para a ação. É fácil perceber o destino de cada tipo de construção de casa. A primeira se mantém apesar das enchentes, por ter alicerces fortes. A segunda desaba em ruínas, por ter sido construída sem suficiente ponderação. Como você estar construindo a sua casa?

O SANTO DE CADA DIA:  Guido de Anderlecht e Santíssimo Nome de Maria

Mostra immagine a dimensione interaA Festa Litúrgica do Santo Nome de Maria foi concedida em Roma, em 1513, à diocese Cuenca na Espanha. Suspensa por São Pio V, foi restaurado por Sisto V em 1671 e, em seguida, estendido para o Reino de Nápoles e Milão. Em 12 de Setembro de 1683, tendo D. João III Sobieski com os polonêses vencido os turcos, que cercavam Viena ameaçando o cristianismo, o Beato Inocêncio XI, em ação de graças, estendeu a festa à Igreja Universal e fixou no domingo dentro da Oitava do Natal .

O santo Papa Pio X trouxe de volta ao 12 de setembro. No Martirológio Romano neste dia, o Santo Nome de Maria Santíssima, se evoca o inefável amor da Mãe de Deus ao Seu Santíssimo Filho e propõe aos fiéis a figura da Mãe do Redentor para que seja devotamente invocada pelo seu nome de Mãe.

Oração: Pai, desejo viver com coerência minha fé. Seja o meu agir uma expressão transparente de minha adesão ao Senhor, e meu amor, uma prova de que sou teu filho(a). Amém.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: