Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – Reflexão do Dia

Celebramos ontem, dia 10, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um milhão de pessoas se suicidam a cada ano, uma média de pelo menos mil pessoas a cada dia.

A OMS ressalta que é preciso chamar a atenção para o problema chamando a atenção dos governos para que desenvolvam medidas de prevenção em seus países.

Com a ajuda da Associação Internacional para a Prevenção ao Suicídio, a OMS pediu o investimento em tratamentos e o acompanhamento de pessoas que tentaram se matar, além de uma divulgação responsável sobre tal questão.

O suicídio é verdadeiramente a perca do sentido da vida. Diante de tantos sofrimentos a pessoa acaba encontrando somente esta via de solução. Hoje se constata muitos suicídios na adolescência. A depressão de múltiplas faces, o afastamento do convívio social, da fé e de Deus também levam a isso. 

Em Roma, em julho, num bairro de periferia, quando eu estava trabalhando numa paróquia, somente em 15 dias 3 pessoas cometaram o suicídio; inclusive eu presidi o funeral de uma delas. Em Santarém temos o CVV – Centro de Valorização da Vida: é uma grande ajuda de prevenção.

O que podemos fazer de concreto para impedir uma pessoa com intenção de suicídio?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: